26 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Argélia confirma aprovação de reforma constitucional em referendo

PARTILHAR

A reforma constitucional na Argélia foi aprovada em referendo, a 01 de novembro, com 66,8% dos votos, mas com a mais baixa taxa de participação de sempre, segundo os dados definitivos divulgados hoje.

Num anúncio na televisão pública argelina, o presidente do conselho constitucional, Kamel Fenniche, congratulou-se com um referendo “transparente” e “realizado em boas condições”, comunicando que a reforma da Constituição foi aprovada com 66,8% a favor e 33,2% contra.

No entanto, a taxa de participação foi de 23,7%, o menor nível de todos os tempos para uma eleição importante na Argélia, desde a independência em 1962, tendo sido considerada por vários meios de comunicação argelinos como “um fiasco” para o regime do presidente Abdelmadjid Tebboune.

Com estes resultados, significa que menos de um quinto dos eleitores votou a favor da reforma constitucional, o que pode representar, politicamente, uma punição para Abdelmadjid Tebboune.

Foi o presidente, de 74 anos, – atualmente ausente do país, porque está hospitalizado na Alemanha – que desencadeou um processo de revisão constitucional logo após a sua controversa eleição em Dezembro de 2019,

Esta revisão da Constituição visa estabelecer uma “nova República” e responder às aspirações do movimento de contestação popular inédito, ‘Hirak’, que exige um “desmantelamento do sistema” político existente.

Os partidários do ‘Hirak’ tinham apelado ao boicote do referendo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Novo revés para os BRICS: Argélia abandonou candidatura para integrar os BRICS

A Argélia abandonou oficialmente os seus esforços para aderir ao BRICS, grupo inicialmente formado pelo Brasil, Rússia, India, China...

Embaixador da Argélia regressa ao Mali, depois de crise política entre Argel e Bamako

O embaixador da Argélia no Mali regressou a Bamako, mais de duas semanas depois de ter sido chamado de...

Argélia está em negociações para enviar hidrogénio verde para a Alemanha por meio de gasoduto

A Argélia está em conversações com a Alemanha para se tornar um importante fornecedor de hidrogénio verde para a...

Aborígenes australianos criticam resultado ‘vergonhoso’ de referendo sobre seus direitos

Os líderes aborígenes australianos denunciaram nesta segunda-feira (23), após mais de uma semana de silêncio, o fracasso do referendo...