Nem autoridades nem a clínica onde esteve internado explicaram as causas da morte
A morte do governador da província do Uíge Sérgio Luther Rescova, no passado dia 9, está a provocar uma onda de especulações e mesmo teorias de conspiração sobre as causas da sua morte.
Se há informações de que Rescova terá sido vitimado pela Covid-19, nada se sabe oficialmente, o que serve para alimentar a especulação.
Cidadãos contactados pela VOA lamentam que as autoridades não têm sido claras no que diz respeito à situação da pandemia na província.
O facto de Rescova ter morrido com apenas 40 de idade faz aumentar as especulações e muitos cidadãos insistem na necessidade de uma autópsia, seguida da divulgação dos resultados.
“Queremos que se faça autópsia do governador porque não entendemos se morreu de covid-19 ou de envenenamento”, disse um residente, afirmando ainda que “o Governo e a Clínica Girassol (onde Rescova faleceu) devem vir a público nos explicar as verdadeiras razões da morte de Sérgio Luther Rescova .
Por outro lado, o coordenador das Organizações da Sociedade Civil na província do Uíge, Miguel Teta Neto, pediu que o Governo angolano e à que se pronunciem em torno das especulações da morte do governador.
O activista Olavo Castigo também é de opinião que se faça uma autópsia para se conhecer as causas da morte do Sérgio Luther Rescova.