25.3 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Juíza indicada por Donald Trump defende Supremo Tribunal independente

PARTILHAR
FONTE:VoA

Amy Coney Barrett começa a ser ouvida no Senado nesta segunda-feira, 12.

A juíza indicada pelo Presidente americano para o Supremo Tribunal, Amy Coney Barrett, vai dizer aos senadores na audiência da sua confirmação que começa nesta segunda-feira, 12, que os tribunais “não devem tentar” traçar políticas, tarefa que deve ficar a cargo do Presidente e do Congresso.

No que é tradicionalmente conhecido nas audiências no Congresso como “discurso de abertura”, um pequeno resumo dele divulgado nas últimas horas indica que Barrett vai apresentar uma interpretação estrita do papel do Supremo Tribunal, ao afirmar que “ele não foi projectado para resolver todos os problemas ou corrigir todos os erros da nossa vida pública”.

“As decisões políticas e os julgamentos de valor do Governo devem ser feitos pelos poderes políticos eleitos e responsáveis perante o povo, o público não deve esperar que os tribunais o façam, e os tribunais não devem tentar”, sustenta a juíza conservadora.

Barret afirma crer no poder da oração e promete cumprir “fiel e imparcialmente” os seus deveres.

“Creio que os americanos de todas as origens merecem um Supremo Tribunal independente que interprete a nossa Constituição e leis, tais como estão esctiras”, acrescenta.

O Senado controlado pelos republicanos tem sido pressionado pelo Presidente e sectores mais conservadores do partido para confirmar rapidamente a nova juíza, no lugar da falecida Ruth Bader Ginsburg, passando o Supremo Tribunal a ter seis conservadores contra três liberais.

Os democratas opõem-se à nomeação de Barrett por considerar que deve ser o Presidente eleito no dia 3 de Novembro a indicar o novo juiz, mas também por temer que ela ajude a acabar com a lei do seguro de saúde, conhecida por Obamacare, que Donald Trump quer revogar.

A audiência de confirmação de Amy Caney Barrett está prevista para durar quatro dias.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Trump deve escolher senador Marco Rubio para secretário de Estado, dizem fontes

Donald Trump deve escolher o senador norte-americano Marco Rubio para ser seu secretário de Estado, disseram fontes na segunda-feira,...

Estados Unidos na antessala de uma nova era Trump

Seus adversários pediam para que os eleitores virassem a página, mas será Donald Trump quem escreverá o próximo capítulo...

Elon Musk usa fortuna para ajudar Trump

Em uma reviravolta extraordinária que afetou eleições já imprevisíveis, o homem mais rico do mundo tornou-se o apoiador mais...

“Trump está a cair na loucura”: ex-presidente terá dito que quer a lealdade dos generais de Hitler e os democratas não perdoam

O candidato democrata à vice-presidência dos EUA, Tim Walz, acusou na terça-feira Donald Trump de estar a cair na...