26 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Administração Trump admite negociar ajuda financeira específica, democratas querem pacote geral

PARTILHAR
FONTE:VoA

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, admitiu nesta quarta-feira, 7, ser praticamente improvável que a Administração Trump e o Congresso cheguem a um acordo sobre um pacote abrangente de ajuda económica como forma de aliviar as consequências financeiras da pandemia para os cidadãos.

“Ainda estamos dispostos a um compromisso, mas não estou optimista num pacote alargado”, disse Meadows em entrevista à cadeia televisiva Fox News.

Tal como o Presidente Donald Trump admitiu na terça-feira, 6, o chefe de gabinete avançou que “há 10 medidas que podem ser tomadas”, mas a nível individual e não como um grande pacote, como defendem os democratas na Câmara dos Representantes.

Mark Meadows explicou que o Governo prefere uma abordagem fragmentada, mas não especificou os aspectos que a Administração privilegiada.

Ontem, ele tinha dito que o Governo e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, concordam em “cerca de 10 coisas” que a administração está “disposta a examinar” se Pelosi estiver disposto a considerá-las “peça por peça”.

Também ontem, o Presidente Trump disse no Twitter ter dado ordem aos membros do Governo para suspenderam as negociações em torno de um pacote de ajuda para até depois da eleição presidencial de 3 de Novembro.

“Se eu receber uma proposta de cheques de estímulo (1.200 dólares), eles irão para o nosso grande povo imediatamente. Estou pronto para assinar agora. Ouviu Nancy?”, Trump escreveu.

Democratas respondem

A Câmara dos Representantes, liderada pelos democratas, aprovou na semana passada um pacote de mais de dois mil milhões de dólares, mas a proposta não tem o apoio dos republicanos no Senado, nem do Presidente.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, reagiu dizendo que o Presidente coloca a sua pessoa em primeiro lugar, em vez dos americanos, e acrescentou que Trump suspendeu negociações para pedir ao líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, a concentrar-se na nomeação da juíza, Any Coney Barret, para o Supremo Tribunal.

O candidato democrata à presidência Joe Biden afirmou que Trump não está interessado em ajudar os americanos e acusou o Presidente de não liderar durante a pandemia.

“Não se engane: se você está desempregado, se o seu negócio está fechado, se a escola do seu filho está fechada, Donald Trump decidiu hoje que nada disso – nada disso – importa para ele”, escreveu Biden em comunicado.

Durante semanas, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, negociaram e chegaram a alguns acordos, mas as posições ficaram muito distantes quanto ao valor de um pacote geral.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Kyrsten Sinema deixa Partido Democrata, aumentando drama sobre margem apertada no Senado dos EUA

A senadora norte-americana Kyrsten Sinema, do Estado do Arizona, está deixando o Partido Democrata para se tornar independente, disse...

Emmanuel Macron pede à Ucrânia para negociar com a Rússia

O Presidente francês Emmanuel Macron rejeitou, esta quarta-feira, qualquer "complacência" em relação ao "agressor" russo na invasão da Ucrânia,...

Rússia disposta a negociar se Ucrânia abandonar armas

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse, esta sexta-feira, que Moscovo está disposto a negociar se a...

“Gabinete do ódio” aproveitou viagem oficial de Bolsonaro para negociar ferramenta espiã

“Gabinete do ódio” aproveitou viagem oficial de Bolsonaro para negociar ferramenta espiã Integrante do grupo esteve em Dubai no ano...