A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) revelou nesta terça-feira, 6, que “o activista político Queba Sané, vulgo R Kelly, terá sido raptado há instantes por um grupo de pessoas ainda por identificar”.
Na sua página no Facebook, a LGDD disse ter recolhido informações junto de testemunhas que indicam “Queba Sané foi espancado, algemado, colocado na porta-mala de uma viatura V8 e levado para paradeiro ainda incerto”.
“As testemunhas dizem conhecer a identidade do raptor e a titularidade da viatura utilizada na operação”, refere a Liga na sua nota.
A organização acrescenta que “Queba Sané havia denunciado à Polícia Judiciária, há 4 dias, supostas ameaças e intimidações de que estaria a ser alvo devido às opiniões e críticas que tem publicado na sua página pessoal nas redes sociais”.
Na mesma nota, a LGDH exige às autoridades policiais a “localização imediata do paradeiro de Queba Sané e a tradução à justiça dos autores morais deste acto triste e hediondo que atenta contra os pilares da democracia e do Estado de Direito”.
De referir que Sané, apoiante das actuais autoridades até recentemente, criticou a recente atribuição dos nomes dos presidentes do Senegal, Macky Sall, e da Nigéria, Mamadu Buari, a duas avenidas em Bissau, pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló.
Também hoje, a LGDH informou estar a monitorar a situação de mais dois activistas que terão sido raptados, espancados e conduzidos a parte incerta ontem à noite.