26.4 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Supertaça da Alemanha: Bayern Munique festeja um quíntuplo

PARTILHAR
FONTE:DW

Os campeões dos campeões bateram o Borussia Dortmund por 3-2 e conquistaram o quinto título no ano de 2020.

Quíntuplo! O Bayern Munique conquistou o quinto troféu no ano civil de 2020. Bundesliga, DFB-Pokal, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Supertaça da Alemanha. Esta quarta-feira (30.09), os octacampeões alemães bateram o Borussia Dortmund por 3-2, na Allianz Arena, à porta fechada.

Bayern Munique 3-2 Borussia Dortmund

As duas equipas chegaram a esta final com uma derrota na 2ª jornada da Bundesliga. O Borussia Dortmund havia perdido em casa do Augsburgo por 2-0, enquanto o Bayern Munique tinha sofrido a primeira derrota em 2020 e por uns expressivos 4-1 em casa do Hoffenheim.

Logo aos 18 minutos, situação de contra-ataque para o Bayern Munique. O lance começa num pontapé de canto… do Dortmund. Alívio de Pavard, Davies sai a jogar, vira o flanco para Lewandowski que encontra Tolisso sozinho a entrar na grande área. O francês recebeu o passe e chutou de primeira. Num primeiro momento, a bola foi à trave, mas na recarga, Tolisso empurrou para o 1-0.

Aos 32 minutos, o Bayern Munique dobrou o marcador por intermédio de Thomas Müller. Cruzamento do lado esquerdo de Alphonso Davies ao 2º poste, onde Müller apareceu e antecipou-se a Passlack. Aos 39 minutos, o Borussia Dortmund reduziu, através de Julian Brandt. Passe de Erling Haaland e já dentro da grande área, Brandt fuzilou Neuer, sem hipótese para o guardião alemão.

Jogo relançado para a 2ª parte. O Bayern Munique tentou manter mais a posse de bola, de forma a gerir o esforço físico e a chamar mais o Dortmund, para abrir espaço para o contra-ataque dos bávaros. No entanto, isso ajudou a maior frescura física do Dortmund para pressionar mais alto e roubar tempo e espaço para o Bayern pensar com bola. Depois de uma oportunidade de golo desperdiçada por Meunier, na cara de Neuer, Haaland, aos 55 minutos, recebeu um passe a rasgar os centrais de Delaney e de primeira, bateu Manuel Neuer. 2-2 e o Dortmund foi para cima do Bayern Munique.

Momento do jogo

Aos 60 minutos, lance praticamente a papel químico do golo do empate. Haaland foi isolado, olhou para a baliza, bateu de esquerda, mas Neuer, numa defesa para o museu do Bayern Munique, evitou aquele que seria o golo da remontada e que poderia catapultar o Dortmund para a revalidação do troféu. Se esta defesa ficará para a história deste jogo, o que dizer da decisão de Lucien Favre, de tirar Haaland aos 68 minutos, para colocar o menino brasileiro, Reinier?

O Borussia Dortmund perdeu a única referência ofensiva da equipa, capaz de manter respeito aos centrais do Bayern Munique e puxar a equipa para o ataque com ele. O jogo voltou a equilibrar, o Dortmund desacreditou e o Bayern Munique acabou por chegar ao golo da vitória aos 82 minutos.

Joshua Kimmich recebeu um grande passe de Lewandowski para o meio da grande área e na cara de Hitz, Kimmich não marcou à primeira, mas marcou à segunda tentativa. Hitz defendeu o primeiro remate, a bola ressaltou para a frente e com Kimmich já no chão, o médio alemão fez um esforço sublime, quase que anti-natura e de pé esquerdo, empurrou a bola para o fundo da baliza. Vitória da equipa que acreditou mais até ao fim dos 90 minutos.

Hansi Flick

Aconteça o que acontecer, é um nome que ficará para a história do Bayern Munique, do futebol alemão e mundial. Hansi Flick, o treinador interino que virou o comandante da conquista do segundo quíntuplo da história do Bayerm Munique. O primeiro foi em 2013, sob o comando de Jupp Heynckes. Essa equipa só não ganhou a Supertaça da Alemanha, algo que Hansi Flick já tratou de cobrir essa “falha”. Caso o Mundial de Clubes da FIFA ocorra (Dezembro), o Bayern Munique pode igualar o recorde do Barcelona de Pep Guardiola em 2009, que conquistou todos os seis títulos possíveis. Infelizmente, os tempos são incertos e o futebol irá à deriva das decisões políticas, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Menção honrosa

Foi a primeira mulher a arbitrar a final da Supertaça da Alemanha. Mas, mais do que um jogo, Bibiana Steinhaus foi a primeira árbitra do futebol alemão e europeu, a comandar um jogo de futebol sénior masculino 11 para 11. Tudo começou em 2007. 13 anos depois, a senhora Bibiana retira-se da arbitragem como seis vezes a melhor árbitra para a DFB (Federação Alemã de Futebol). Certamente, a pioneira na criação de um caminho para a igualdade no futebol.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Bayern Munique é eneacampeão alemão

Borussia Dortmund derrotou o RB Leipzig por 3-2 e os bávaros conquistam o nono título consecutivo. O Bayern Munique sagrou-se...

Futebol: PSG defronta Bayern nos quartos da Liga dos Campeões

O sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Campeões europeus de futebol decorreu nesta sexta-feira 19 de Março em Nyon,...

Anselmo Ralph festeja com temas inéditos

No dia do seu aniversário, 12 de Março, Anselmo Ralph apresentou aos fãs um disco com músicas promocionais, intitulado...

Bayern Munique conquistou Supertaça europeia

O Bayern Munique venceu a Supertaça europeia de futebol ao derrotar os espanhóis do Sevilha por 2-1 após prolongamento...