28 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Rússia tenciona cooperar militarmente com Irão após fim de embargo

PARTILHAR
FONTE:RFI

A Rússia tenciona desenvolver a cooperação militar com o Irão, quando o embargo internacional sobre a venda de armas ao país do Médio-Oriente, expirar no dia 18 de Outubro. O anúncio da intenção de Moscovo foi efectuado pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergueï Riabkov. Riabkov considerou que o pós-resolução 2231 da Onu abre perspectivas de cooperação no plano militar com Teerão.

O embargo sobre a venda de armas ao Irão foi estabelecido pela resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja vigência atinge o seu termo no dia 18 de Outubro.

Segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergueï Riabkov, o fim do referido constragimento abre perspectivas para um reforço da cooperação militar entre Moscovo e Teerão.

Riabkov declarou a agência noticiosa russa Interfax, que as modalidades da cooperação entre Rússia e o Irão serão definidas posteriormente.

De acordo com o número dois da diplomacia russa, os mecanismos da referida cooperação não serão determinados em função das acções ilegais dos Estados Unidos, país que Riabkov acusa de querer intimidar o mundo inteiro.

O embargo a venda de armas convencionais ao Irão termina no próximo mês, depois de os Estados Unidos terem fracassado na sua tentativa, para obter o apoio dos membros das Nações Unidas à novas sanções contra Teerão.

A administração Trump manifestou a semana passada a sua vontade de relançar as sanções aplicadas ao Irão antes da assinatura, em Julho de 2015, do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, conhecido juridicamente sob a fórmula anglo-saxónica de “Joint Comprehensive Plan of Action”.

Os Estados Unidos retiraram-se estrondosamente do acordo em Maio de 2018, mas o secretário de Estado norte-americano Michael Pompeo continua a reivindicar a participação do seu país no JCPA, o que é rejeitado pelo Conselho de Segurança da ONU, bem como pelos aliados europeus de Washington.

Estes últimos consideraram que a decisão de Washington, de reactivar as sanções anteriores à Julho de 2015, não dispunha de uma base legal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguëi Lavrov vai reunir-se na quinta-feira, em Moscovo,com o seu homólogo iraniano, Mohammed Javad Zarif.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Aviões de combate americanos chegam ao Médio Oriente

Caças F-15 americanos chegaram ao Médio Oriente nesta quinta-feira (7), informou o Exército dos Estados Unidos, após Washington anunciar...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Cimeira dos BRICS reúne-se na Rússia para a primeira reunião desde o alargamento, num clima de tensões geopolíticas globais

Os líderes do grupo BRICS+ darão início à primeira cimeira do bloco desde a nomeação de novos membros este...

Israel vai lançar “ataque de larga escala” contra o Irão em breve

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já sabe quando e como vai ocorrer a retaliação israelita Os membros do...