27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Pelo menos 55 mil pessoas se voluntariam a tomar vacina russa Sputnik V em Moscovo

PARTILHAR
FONTE:Sputnik

Vacina russa contra a COVID-19, a Sputnik V, ganha confiança da população moscovita e 55 mil pessoas se inscrevem para participar dos testes pós-registo, segundo o RFPI.

Comentando a terceira fase de testes clínicos da vacina russa Sputnik V, o director-geral do Fundo Russo de Investimento Directo (RFPI, na sigla em russo), Kirill Dmitriev, declarou:

“Em apenas duas semanas 55 mil voluntários foram já recrutados em Moscovo, o que é mais do que os 40 mil necessários para a fase pós-registro dos testes clínicos da vacina Sputnik V.”

Explicando os motivos da grande adesão popular aos testes, Dmitriev acrescentou:

“A grande velocidade do recrutamento é em grande parte devida à compreensão da segurança e eficácia da plataforma de vectores de adenovírus humanos, o qual é a base da vacina russa e foi repetidamente testada por especialistas de diferentes países. Mais de 250 testes clínicos foram feitos e mais de 75 publicações internacionais foram emitidas confirmando a segurança das vacinas e de drogas medicinais baseadas em adenovírus humanos.”

Ainda sobre efeitos colaterais e riscos da vacina, Dmitriev disse:

“Especialistas provaram a ausência de possíveis efeitos colaterais sérios da plataforma de vectores de adenovírus humanos, em contraste com as novas e ainda não comprovadas tecnologias de vectores de adenovírus de macaco ou mRNA [RNA mensageiro].”

Por sua vez, as companhias farmacêuticas Pfizer e Moderna, que se basearam em tecnologia não testada de RNA mensageiro, ainda não recrutaram 30 mil pessoas para os testes clínicos de terceira fase, embora tenham começado a recrutar voluntários nos finais de Abril e Julho respectivamente.

Já a AstraZeneca, desenvolvedora de uma vacina com vector de adenovírus de macaco, planeia recrutar 30 mil voluntários americanos nos próximos dois meses.

Sputnik V
No início de Agosto passado foi feito na Rússia o primeiro registo de uma vacina contra a COVID-19, a Sputnik V.

Desde então, o medicamento tem ganhado atenção no mundo, enquanto os estados do Paraná e Bahia já fecharam acordos com a Rússia para o recebimento de pelo menos 50 milhões de doses da vacina.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ataque em sala de espetáculos perto de Moscovo faz pelo menos 40 mortos

Um tiroteio e explosões numa sala de concertos na região de Moscovo, na Rússia, fizeram pelo menos 40 mortos...

Patriotismo e nervos à flor da pele: a vida em Moscovo após 18 meses de guerra na Ucrânia

O passado imperial da Rússia paira sobre Moscovo. As muralhas e torres do Kremlin fazem os visitantes se sentirem...

Ataque com drones em Moscovo

Presidente da câmara da capital russa denuncia ataque com drones, dizendo que há danos "ligeiros", mas não há vítimas. A...

Grande incêndio em shopping perto de Moscovo deixa 1 morto

Uma pessoa morreu nesta sexta-feira (9) em um grande incêndio de "7.000 metros quadrados" que ocorreu durante a noite...