27 C
Loanda
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Presidente da República garante respeito do ciclo das eleições gerais

PARTILHAR
FONTE:Angop

O Presidente da República, João Lourenço, garantiu, este sábado, a realização das eleições gerais em 2022, em respeito ao ciclo eleitoral estabelecido na Constituição de Angola.

Em declarações à imprensa, após inaugurar o novo Hospital Provincial do Bié “Dr. Walter Strangway”, João Lourenço assegurou que Angola realiza as eleições gerais, a cada 5 anos, que resulta na eleição do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional (AN).

“O país entrou numa rotina em que, em cada 5 anos, faça sol ou chuva, haverá eleições gerais”, enfatizou o Chefe de Estado angolano.

Questionado sobre a provável criação de uma Frente Patriótica, pela oposição politica, para concorrer as próximas eleições gerais, o Presidente indicou que os partidos políticos estão no seu direito de “chamar os amigos e vizinhos” para ajudarem a derrotar o adversário.

Sobre as Autarquias

Sobre as eleições autárquicas, o Presidente João Lourenço reafirmou que o Conselho da República considerou não haver condições para a realização das mesmas este ano, em virtude de algumas condições prévias não estarem totalmente concluídas.

Disse, a título de exemplo, do registo eleitoral oficioso e sobre o pacote legislativo autárquico, que estão por concluir.

Reconheceu que a Assembleia Nacional fez um esforço em aprovar parte do pacote legislativo autárquico, que vai dar suporte à realização das primeiras eleições autárquicas em Angola.

Lembrou que só com a aprovação de todas as leis do referido pacote, o Titular do Poder Executivo estará em condições de, depois de auscultar as forças políticas e a sociedade, convocar as eleições autárquicas.

Segundo o Chefe de Estado, “todos estão a trabalhar afincadamente no sentido de reunir as condições que tornarão possível a realização das autarquias”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Candidato independente nas eleições de Moçambique ameaça greve nacional se a Frelimo vencer

O candidato presidencial independente Venâncio Mondlane ameaçou na sexta-feira convocar uma greve nacional e paralisar Moçambique se o partido...

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

PR felicita António Costa pela eleição à liderança do Conselho Europeu

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou esta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao ex-primeiro-ministro de Portugal, António...