25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Parlamento Europeu retira líder birmanesa Aung San Suu Kyi da Comunidade Prémio Sakharov

PARTILHAR

A decisão dos líderes do Parlamento Europeu exclui a líder birmanesa da comunidade que abrange os galardoados com o prémio para a liberdade de pensamento. Líder birmanesa foi distinguida em 1990, antes da posição polémica face à minoria étnica rohingya.

A líder da Myanmar, Aung San Suu Kyi, foi esta quinta-feira formalmente excluída da Comunidade Prémio Sakharov por decisão da Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu (PE), devido aos crimes contra a comunidade rohingya.

A decisão dos líderes do PE exclui a líder birmanesa da comunidade que abrange os galardoados com o prémio para a liberdade de pensamento, atribuído anualmente e, segundo um comunicado, responde à incapacidade desta para “agir e admitir os crimes cometidos contra a comunidade rohingya em Myanmar (antiga Birmânia).

O prémio foi atribuído em 1990, quando Aung San Suu Kyi era líder da oposição birmanesa, tendo sido um ano depois galardoada com o Nobel da paz.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Meloni contesta negociações “antidemocráticas” para cargos de topo da UE e pondera abstenção

A exclusão de Giorgia Meloni de um acordo preliminar para a atribuição dos cargos de topo do bloco após...

Eleições Europeias: Europa escolhe novo Parlamento

Eleitores de 21 países da União Europeia são chamados a votar este domingo, 09 de Junho, para eleger os...

Política da UE. UE pioneira na adoção de regras abrangentes sobre Inteligência Artificial

O Parlamento Europeu aprovou, quarta-feira, por esmagadora maioria, o Regulamento sobre Inteligência Artificial (IA), com uma abordagem baseada no...

Eurodeputado belga Marc Tarabella detido pela polícia

O eurodeputado socialista belga Marc Tarabella foi detido, sexta-feira, pela polícia da Bélgica, no âmbito da investigação do caso...