O candidato democrata à eleição presidencial de 3 de Novembro nos Estados Unidos, Joe Biden, aceitou a sua indicação pelo partido nesta quinta-feira, 20, último da Convenção Democrata Nacional, com um discurso de apelo à unidade em torno da “restauração dos Estados Unidos” que, segundo ele, enfrenta uma “época de escuridão”.
O antigo vice-presidente fez críticas duras ao Presidente Donald Trump, sem mencionar directamente o nome do seu opositor.
“Muita raiva, muito medo, muita divisão. Aqui e agora, eu dou a vocês a minha palavra: se confiarem em mim a Presidência, vou trazer o nosso melhor, não o pior”, afirmou, Biden que, em relação ao Presidente, disse que “acorda todos os dias acreditando que o trabalho é feito todo para ele, nunca para vocês”.
“É esta a América que vocês querem, para a sua família, seus filhos?”, questionou Biden.
Num discurso programático, mas com um forte cunho em torno da família, da comunidade e do espírito da América, o candidato também prometeu trabalhar muito “para aqueles que não apoiaram” a sua candidatura.
Ele afirmou ter um plano para combater a pandemia e que no dia seguinte à posse, se for eleito, emitirá um decreto para uso de máscaras, além de disponibilizar fundos para a abertura segura das escolas e ajudar as pequenas e médias empresas.
“Esta é uma eleição que vai mudar vidas. Vai determinar como a América vai aparecer por um longo, longo tempo”, sublinhou Biden, para que, “o carácter está em jogo, compaixão está em jogo, ciência, democracia, tudo isso está em jogo”.
O democrata também criticou a condução da economia por Trump, anunciou um plano para criação de cinco milhões de empregos e prometeu “produtos feitos nos Estados Unidos”.
No campo da segurança, Joe Biden afirmou que “não fará vista grossa” às acções da Rússia
Com o discurso caiu o pano sobre a Convenção Democrata Nacional, que começou na segunda-feira, 17 e que confirmou Joe Biden e Kamala Harris, como candidatos a Presidente e a vice-presidente.
A Convenção Republicana, que vai confirmar Donald Trump e Mike Pence como candidatos à reeleição começa na próxima segunda-feira.