26 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Estados Unidos: Democratas em convenção virtual para eleger Joe Biden

PARTILHAR
FONTE:RFI

Devido à pandemia de Covid-19, tem lugar entre 17 e 20 de Agosto e de forma inédita e virtual em Milwaukee, no Estado de Wisconsin, a convenção do Partido Democrata sob o lema “Unir a América”, que deverá eleger Joe Biden com 77 anos de idade, como candidato à eleição presidencial de 3 de Novembro, face a Donald Trump.

Começa esta segunda-feira, 17 de Agosto em Milwaukee, no Wisconsin Center, a convenção democrata inédita e virtual, devido à pandemia de Covid-19, na presença de cerca de 300 pessoas, entre quadros do partido e eleitos locais, mas sem as 50.000 pessoas estimadas, nem concertos ou vedetas do show business e outras celebridades.

Em 2016 Donald Trump venceu por um pequeno diferencial de 22.748 votos neste Estado face a Hilary Clinton e nesta mesma segunda-feira, 17/08, à laia de desafio aos democratas, Trump pronuncia um discurso em Oshkosh, a norte de Milwaukee, embora não deva estar presente na convenção do Partido Republicano, agendada para entre 24 e 27 de Agosto.

Os militantes democratas aguardam com expectativa os discursos no final da convenção, quinta-feira, 20 de Agosto, a partir de Wilmington, no Estado de Delaware, onde reside o seu líder e antigo vice-Presidente Joe Biben e na véspera da sua vice-presidente e senadora da Califórnia Kamala Harris, esperando que ambos consigam encontram as palavras para reunir as diferentes correntes do Partido Democrata, moderados e progressistas mais à esquerda, que desde a retirada do seu rival Bernie Sanders e de Elizabeth Warren, se mostram divididos no voto a favor de Joe Biden.

Durante quatro dias vários intervenientes vão tomar a palavra por video-conferência, entre eles o antigo Presidente Barack Obama e a sua esposa Michelle Obama, o casal Bill e Hilary Clinton, mas também, o que é de ressalvar, o republicano e antigo governador de Ohio John Kasich, porta-voz dos republicanos moderados, hostis a Donald Trump.

Michelle Obama e Bernie Sanders, o antigo rival de Joe Biden, discursam já esta segunda-feira, 17 de Agosto.

Segundo tudo indica a 20 de Agosto, Joe Biden será eleito e investido candidato oficial à Casa Branca pelo Partido Democrata às eleições presidenciais norte-americanas de 3 de Novembro de 2020, cargo a disputa face ao actual Presidente Donald Trump.

Voto por correspondência em tempos da Covid-19

A pandemia de Covid-19 já provocou cerca de 170.000 mortos nos Estados Unidos e dois terços dos eleitores de Joe Biden pensam optar pelo voto por correspondência, contra apenas 17% dos eleitores de Donald Trump, segundo uma sondagem efectuada em Julho, pelo Instituto Pew Resarch Center

A presidente democrata da câmara dos representantes Nancy Pelosi, acusou este domingo, 16 de Agosto, o Presidente Donald Trump de querer sabotar a eleição presidencial de 3 de Novembro e reduzir ao silêncio milhares de eleitores, impedindo o voto por correspondência, após a oposição de Donald Trump à adopção pelo Congresso de plano de apoio financeiro à estrutura estatal de correios – USPS _ no valor de 3,5 mil milhões de dólares, para organizar o voto por correspondência.

Sábado, 15 de Agosto, Bernie Sanders pediu mesmo a demissão de Louis Dejoy, director dos serviços postais, um próximo de Donald Trump e um dos seus importantes doadores, que acusado de manipulação eleitoral pelos democratas, deverá ser ouvido perante o Congresso a 24 de Agosto.

Nancy Pelosi anunciou uma sessão extraordinária do parlamento ainda esta semana – apesar das férias até 14 de Setembro – para aprovar uma lei que impeça qualquer alteração no estatuto do serviços dos correios, que deve gerir pelo menos 80 milhões de votos por correspondência.

Com a pandemia da Covid-19 o volume de correio aumentou, mas os empregados dos correios afirmam estar proibidos de fazer horas suplementares, serem obrigados a começar mais tarde e terminar mais cedo o serviço, enquanto o correio se acumula e algumas caixas de correio foram suprimidas em muitas ruas.

A 4 de Setembro começa o voto antecipado para as eleições de 3 de Novembro e estão previstos três debates televisivos entre os candidatos Donald Trump e Joe Biden: a 29 de Setembro em Cleveland (Ohio), a 15 de Outubro em Miami (Flórida) e a 22 de Outubro em Nashville (Tenessee).

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden testa positivo para covid-19 em meio a disputa política por sua candidatura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19 em Las Vegas, onde estava cumprindo uma agenda...

Biden vs Trump: quem quer que Joe Biden seja substituído?

O célebre escritor norte-americano Stephen King juntou-se a outras celebridades para criticar o Presidente Joe Biden antes das eleições...

Democratas Proeminentes do Congresso dos EUA pedem a Biden que abandone a corrida presidencial de 2024

O presidente Biden enfrentou novos apelos de democratas proeminentes para que desistisse da disputa presidencial poucos dias depois de...

Biden diz em entrevista que se sentia mal durante debate com Trump

“Eu estava doente, me sentia péssimo”, disse o presidente americano, Joe Biden, em entrevista à rede de TV ABC,...