26 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 24, 2024

Cabo Verde autoriza extradição para EUA de Alex Sabb

PARTILHAR
FONTE:RFI

A ministra da Justiça cabo-verdiana autorizou o pedido norte-americano para extraditar o empresário Alex Sabb, considerado testa-de-ferro de Nicolás Maduro. A defesa do empresário tem até amanhã para apresentar oposição.

O governo venezuelano alega que Alex Saab viajava com passaporte diplomático como enviado especial e acusa Cabo Verde de cometer violações à Carta das Nações Unidas e à Constituição da República.

Alex Saab Morán, de nacionalidade colombiana e venezuelana, foi detido a 13 de Junho pela Interpol e pelas autoridades cabo-verdianas, com base num mandado de captura internacional emitido pelos Estados Unidos, quando o avião onde viajava o empresário fez uma paragem para reabastecimento, na ilha do Sal, num voo de regresso para o Irão, no regresso de uma viagem à Venezuela.

Os Estados Unidos pediram formalmente ao Procurador-Geral da República a extradição de Alex Saab. O empresário é procurado pelas autoridades norte-americanas há vários anos, suspeito de acumular contratos, de origem considerada ilegal, com o governo venezuelano.

Ainda não se conhece a data de extradição, mas a defesa de Alex Saab pode requerer ao tribunal a anulação do despacho emitido ontem pela ministra da justiça, esclarece o bastonário da ordem dos advogados cabo-verdiano, Hernâni Soares.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden novamente a caminho de Angola…

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deveria ter visitado Angola de 13-15 de outubro, mas a viagem foi...

O crescimento do emprego nos EUA supera todas as estimativas, deixando a Fed em alerta

O crescimento do emprego nos Estados Unidos em setembro superou todas as estimativas, a taxa de desemprego diminuiu inesperadamente...

Corredor do Lobito: O paradoxo dos recursos naturais da República Democrática do Congo

Falar do Corredor do Lobito já não é novidade. A primeira e única viagem do Presidente cessante dos Estados...

Principais empresas petrolíferas dos EUA revelam pagamentos maciços a governos estrangeiros

As três maiores empresas de exploração de energia dos EUA pagaram mais de 42 mil milhões de dólares a...