25.4 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Popularidade de Donald Trump continua em queda

PARTILHAR
FONTE:VoA

A pouco mais de quatro meses das eleições presidenciais e legislativas nos Estados Unidos as sondagens continuam a indicar uma queda grande no apoio ao presidente Donald Trump.

Tendo em conta o eleitorado como um todo a media dessas sondagens dá 49,5% de apoio ao candidato democrata Joe Bide e 40,3 % a Donald Trump.

Mas claro está que as eleições presidenciais americanas não são decididas uma votação a nível nacional mas sim em votações a nível de estado onde depois os estados enviam os seus representantes para um colégio eleitoral.

Devido ao sistema em que há certos estados que os republicanos não esperam ganhar como por exemplo a Califórnia ou que os democratas esperam ganhar como por exemplo o Texas ou o Alabama, é nos estados que mudam de eleição para eleição que os candidatos se concentram. São os chamados “swing states” que nas últimas eleições deram a vitória a Trump no colégio eleitoral e mesmo nesses estados os números não são bons para Donald Trump.

Biden comanda com 49% dos votos contra 42,2% na Florida, 49.3% contra 43% na Pensilvânia, 48% contra 41.8% em Wwisconsin, 46.8% contra 44. 44% na Carolina do Norte e 46.3% contra 42.3% no Arizona.

Para além disso a sondagens indicam também que a percentagem do eleitorado que considera que o presidente está fazer um bom trabalho está a um dos níveis mais baixos de sempre pouco mais de 41%.

Eddie Glaude é professor de estudos africano-americanos na Universidade de Princeton e diz que esta queda se deve essencialmente ao que se esta a passar com a pandemia do coronavírus em que a resposta do governo central tem sido criticada

“O vírus não é partidário. Não se interessa pela politica e o que fez foi estabelecer uma ligação entre as nossas diferenças” disse o professor para quem“em última análise as pessoas em redor do pais querem uma resposta do governo federal a uma pandemia que afectou tudo nas nossas vidas”.

“Penso que o governo falhou e falhou não só para democratas mas para republicanos independentes, falhou para com todos os americanos”, acrescentou

Há outros analistas que afirmam que a queda no apoio ao presidente se deve também a outros factores mas todos concordam que o presidente está em queda e isso alarma muitos republicanos como é o caso do antigo governador da Nova jersey Christ Christie para quem se o presidente “não mudar de rumo em termos da substância do que está a abordar e no modo como lida com o povo americano então ele vai perder”.

Para Christie as sondagens em termos globais “não têm grande significado mas a tendência é óbvia”.

“A tendência está a cair para o lado de Joe Biden que não diz uma palavra, está escondido em casa sem dizer qualquer coisa’.

“Não estou a desacreditar o vice presidente. Se se esta a ganhar sem fazer nada para qu fazer algo?” interrogou Christie.

Preocupante para a candidatura de Trump é que as sondagens indicam que ele está perder apoio entre o eleitorado “sénior” aquele acima dos 60 anos de idade e que tem sido uma das bases fundamentais do seu apoio.

Os republicanos querem que Trump, como disse Christie tenha uma campanha mais concentradas nos seus sucessos e nos problemas que Joe Biden poderá trazer fazendo notar a influência da ala mais à esquerda d partido na campanha de Biben.

As próximas semanas vão ser decisivas para a campanha de Trump e o tempo começa a ser pouco. As eleições são a três de Novembro.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Trump deve escolher senador Marco Rubio para secretário de Estado, dizem fontes

Donald Trump deve escolher o senador norte-americano Marco Rubio para ser seu secretário de Estado, disseram fontes na segunda-feira,...

Estados Unidos na antessala de uma nova era Trump

Seus adversários pediam para que os eleitores virassem a página, mas será Donald Trump quem escreverá o próximo capítulo...

Elon Musk usa fortuna para ajudar Trump

Em uma reviravolta extraordinária que afetou eleições já imprevisíveis, o homem mais rico do mundo tornou-se o apoiador mais...

“Trump está a cair na loucura”: ex-presidente terá dito que quer a lealdade dos generais de Hitler e os democratas não perdoam

O candidato democrata à vice-presidência dos EUA, Tim Walz, acusou na terça-feira Donald Trump de estar a cair na...