26 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Recuperados quatro doentes e notificadas 15 novas infecções de Covid-19

PARTILHAR
FONTE:JA

O número de infecções no país alterou, ontem, passando para 212 casos, contra os 197 do dia anterior. Ao todo, foram notificados 15 novos infectados com Covid-19 e recuperados quatro pacientes, anunciou, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda, que falava na habitual sessão de actualização de dados sobre a Covid-19, no auditório da Edições Novembro, esclareceu que, nas últimas 24 horas, 15 pessoas testaram positivos. Destes, dez são senhoras e cinco homens, com as idades compreendidas entre os cinco e 67 anos. O governante explicou que, dos 15 casos, dois são de transmissão local, relacionados com a cerca da sanitária da Clínica Multiperfil.

Além deste, frisou, outro é do cordão sanitário do Hoji-ya-Henda. Os restantes fazem parte dos contactos dos casos já anunciados pelas autoridades sanitárias. Com os casos de ontem, disse, Angola tem um acumulado de 212 infectados com a Covid-19, dez óbitos, 81 recuperados e 121 doentes activos, três dos quais requerem atenção especial. Os restantes estão clinicamente estáveis, nos centros de tratamento.

O secretário de Estado lembrou que na quarentena institucional estão 1.045 pessoas e o Centro Integrado de Segurança Pública recebeu 85 chamadas. Destas, cinco foram denúncias de violação do Estado de Calamidade Pública, igual número de casos suspeitos e 81 relacionadas com pedido de informação da Covid-19.

Ainda ontem, foram processadas 347 amostras colhidas, das quais 15 positivas. O total de amostras recebidas, até à data é de 22.895, sendo 212 positivas, 17.527 negativas e as restantes estão em processamento. Franco Mufinda disse que 33 receberam altas na quarentena institucional, sendo 24 em Luanda, quatro na Lunda-Norte, duas na Luanda-Sul e um em Cabinda, Huambo e Cuando Cubango.

Até ontem, estavam em investigação 515 casos suspeitos, ao passo que 1.359 contactos em vigilância. As ocorrências de transmissão local subiram para 157 infectados. Durante a sessão de actualização de dados, o secretário de Estado explicou que, com a testagem dos contactos positivos em quarentena e aleatórios, rastreio nos hospitais, para detectar doenças respiratórias agudas graves ou agravamento do sindrorespiratório, foi possível colher 150 amostras.

Franco Mufinda disse que, no total, foram rastreadas cinco unidades sanitárias nacionais de referência e três clínicas privadas. Acrescentou que com o trabalho desenvolvido foi possível detectar cinco casos positivos com vínculos epidemiológico ainda por determinar.

Casos preocupam

De acordo com o secretário de Estado, o Ministério da Saúde continua a fazer o seguimento nas unidades sanitárias, referindo que está a ser testado um grande número de pessoas e a colher amostras aleatórias em vários conglomerados. “Esperamos que a problemática da Covid-19 seja encarada com seriedade, responsabilidade e interesse que merece”, precisou, alertando que se regista, diariamente, um aumento de pessoas infectadas.

Para o governante, não se deve pôr de parte as medidas de higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e evitar as aglomerações. Com base na actual realidade, Franco Mufinda pediu à juventude e, em particular, e toda a população, a terem em conta as medidas de prevenção. Sublinhou que o rumo da pandemia depende de todos.

Acções nas províncias

Em Algumas províncias foram realizadas actividades, com realce para o Bié, onde foi promovida uma acção de capacitação dirigida aos efectivos da Polícia Nacional sobre as medidas de biossegurança. No Bengo, realizou-se palestra de sensibilização, enquanto na Huíla houve a pulverização dos pontos de entrada.

No Huambo teve lugar uma acção de capacitação destinada a lideres religiosos sobre as medidas de biossegurança. Em Cabinda foi feita a sensibilização e rastreio, nos principais pontos fronteiriços. Na Lunda-Sul fez-se o rastreio e sensibilização aos passageiros, nos principais pontos de entrada dos municípios de Saurimo e Muconda.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden testa positivo para covid-19 em meio a disputa política por sua candidatura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19 em Las Vegas, onde estava cumprindo uma agenda...

Covid longa afeta milhares de pessoas em Inglaterra

Milhares de pacientes em Inglaterra apresentavam sintomas persistentes de Covid-19 mais de um ano após terem sido infetados. Um novo...

Vacinas atualizadas contra Covid geram forte resposta contra variante mais recente, dizem Moderna e Pfizer

A Moderna e a rival Pfizer anunciaram nesta quarta-feira que suas vacinas atualizadas contra a Covid-19, em testes, geraram...

Covid-19: Saúde quer mobilização contínua da vacina

O porta-voz da Comissão Multissectorial de Combate à Pandemia na província do Cunene, Félix Belarmino, defendeu, esta terça-feira, a...