25.6 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Sérvios votaram ontem em eleições legislativas dominadas pelo partido no poder

PARTILHAR
FONTE:RFI

Os sérvios votaram ontem em eleições legislativas dominadas pela figura do Presidente Aleksandar Vucic, cujo partido sérvio do Progresso deve confortar a sua liderança. É que os partidos da oposição estão divididos com a maioria a boicotar estas eleições estando presentes apenas pequenas formações políticas.

Estas primeiras eleições nacionais na Europa depois da quarentena imposta pelo coronavírus devem confortar o partido do presidente Aleksander Vucic que soube fazer uma boa gestão da pandemia.

Aleksander Vucic, não é candidato a estas legislativas mas é o seu nome que figura nos boletins de voto enquanto líder do Partido sérvio do Progresso, de centro direita, no poder há 8 anos.

Os partidos da oposição que estão fracturados boicotam na sua maioria estas legislativas explicando que eleições livres são impossíveis devido à distorção democrática e nos meios de comunicação social.

Jelena Djikanovic, economista de 39 anos, é no entanto eleitora que não concorda com o boicote que não é “produtivo porque o país está à deriva”, esperando pois uma mudança.

Outro eleitor, Miodrag Protic, técnico de 51 anos, diz que os “partidos devem apresentar os seus programas e os eleitores escolhem”.

Oposição dividida e um presidente que domina cena política

Na verdade, a oposição que detesta o Presidente Aleksandar Vucic, está corroída por divisões e apenas cerca de 20 pequenas formações participa nestas legislativas, consideram analistas.

Assim todas as sondagens durante a campanha sempre deram o Partido sérvio do Progresso, do presidente a ganhar estas eleições com mais de 50% dos sufrágios.

A Constituição confere ao presidente apenas poderes de representação e de árbitro, mas Aleksandar Vucic é de facto o homem que toma as decisões mais importantes no país.

Em caso de vitória, o partido ainda nem falou no homem político que será primeiro ministro. A ver vamos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

França: A vitória da esquerda, a derrota da extrema-direita e a incerteza do campo Macron

Quando menos se esperava, uma coligação de esquerda venceu as eleições legislativas em França num golpe surpreendente, empurrando a...

Portugal: AD vence eleições legislativas, mas resultados apontam para forte instabilidade na governação

A AD, constituída pelo PSD, pelo CDS-PP e pelo PPM, de centro-direita, é a vencedora das eleições legislativas, embora...

“Pedro Nuno Santos é o candidato amnésico”, “candidato amnésico é André Ventura”. O debate do ‘quem diz é quem é’ entre o PS e...

Da justiça à saúde, passando pela política fiscal. O debate entre os dois candidatos às legislativas foi marcado por...

Ventura acusou PAN de ser “muleta do PS”. PAN devolveu com números: “12 deputados, zero propostas aprovadas”

Quezilento e com várias bicadas de lado a lado, o debate entre André Ventura e Inês de Sousa Real...