24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Rússia aprova 1º medicamento contra COVID-19

PARTILHAR
FONTE:Sputnik

O primeiro medicamento contra a COVID-19 na Rússia, cujo nome comercial é Avifavir, obteve a aprovação do Ministério da Saúde, segundo o registo estatal de medicamentos.

O registo estatal de medicamentos informa que “o nome comercial é Avifavir”, enquanto que o nome químico do medicamente é favipiravir.

“O Fundo de Investimento Directo da Rússia (RFPI, na sigla em russo) e o grupo ChemRar anunciaram o recebimento do certificado de registo do Ministério da Saúde da Rússia para o Avifavir, medicamento que demonstrou ser eficaz contra a COVID-19 durante os ensaios clínicos”, afirmou o RFPI.
O medicamento foi desenvolvido pelo Fundo de Investimento Directo da Rússia e o grupo farmacêutico ChemRar.

O medicamento antiviral já circula no Japão desde 2014 contra graves sintomas de gripe. A fase final do teste clínico do Avifavir, aprovada pelo Ministério da Saúde no dia 21 de maio, conta com a participação de 330 pacientes e está em andamento.

Os resultados dos testes realizados em diversos centros médicos e científicos mostraram sua alta eficácia.

“O Afivavir é não apenas o primeiro antiviral registado contra o coronavírus na Rússia, mas também possivelmente o remédio mais promissor do mundo contra a COVID-19 […]”, afirmou Kirill Dmitriev, responsável do RFPI.

Além disso, o Avifavir pode ser utilizado nos hospitais russos já a partir do dia 11 de Junho, mas não será disponibilizado para venda ao público.

Desde 11 de Março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualifica como pandemia a COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China.

Até o momento, no mundo há mais de cinco milhões de pessoas contagiadas, enquanto mais de dois milhões já se recuperaram. Além disso, a COVID-19 já provocou 366.883 mortes no mundo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cimeira dos BRICS reúne-se na Rússia para a primeira reunião desde o alargamento, num clima de tensões geopolíticas globais

Os líderes do grupo BRICS+ darão início à primeira cimeira do bloco desde a nomeação de novos membros este...

Lula sofre queda e não viajará para cimeira dos Brics por orientação médica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no Palácio da Alvorada no sábado e não poderá...

Rússia revê a doutrina nuclear com um novo aviso ao Ocidente

A doutrina nuclear revista parece reduzir significativamente o limiar para a eventual utilização do arsenal nuclear russo. O presidente russo...

Kuleba e Borrell pedem levantamento das restrições ao uso de armas ocidentais contra a Rússia

Dmytro Kuleba instou os países da UE a tomarem "decisões corajosas" e a autorizarem a Ucrânia a utilizar armas...