26.5 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Descoberto diamante de 171 quilates em Angola

PARTILHAR
FONTE:Angop

Um diamante de 171 quilates, extraído do projecto Lulo, província da Lunda Norte, foi hoje (segunda-feira) descoberto em Angola, soube a Angop de fonte oficial.

A gema branca, extraída no bloco 6 da mina, é o 15º diamante de mais de 100 quilates encontrado no referido projecto mineiro e a segunda descoberta no presente ano económico e o quarto maior desde o início das operações.

O bloco 6 e 8, segundo uma nota da Endiama, foram os responsáveis pela produção de 13 das 15 pedras de mais de 100 quilates extraídas na referida mina, com realce para o maior diamante alguma vez encontrado em Angola (2016), com 404 quilates.

O presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Lulo, Domingos Machado, disse que face às características dos blocos 6 e 8, onde normalmente aparecem diamantes de grande dimensão e valor durante a época seca, a empresa vai neste período, concentrar as suas operações nos referidos locais e intensificará a prospecção na parte sul da concessão.

Lulo é uma das mais importantes minas diamantíferas mundiais, constituída por uma sociedade entre a estatal Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), com 32%, a também privada angolana Rosa e Pétalas (28%) e a operadora australiana Lucapa Diamond Company (40%).

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...