27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

FAF em silêncio sobre anunciado financiamento da FIFA

PARTILHAR

Angola vai receber um apoio financeiro de 500 mil euros da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), mas, até ao momento, a Federação Angolana de Futebol (FAF) não se pronunciou sobre o assunto.

Anunciado sexta-feira pelo órgão reitor do futebol no mundo, o apoio, referente ao período de 2019-2020, é extensivo aos 211 filiados, com o objectivo de ajudar as federações a recuperarem-se das perdas em consequência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Todavia, contactado recentemente pela Angop, em Luanda, o secretário-geral da FAF, Rui Costa, remeteu qualquer pronunciamento sobre o assunto ao presidente de direcção, Artur Almeida e Silva, que não atendeu a várias tentativas telefónicas para a pretendida abordagem.

O montante a ser atribuído, em situação normal é disponibilizado anualmente em duas tranches, mas a FIFA decidiu alocá-lo totalmente para a proteger o futebol mundial.

Essa assistência poderá ajudar a FAF a cumprir com determinadas obrigações, como a liquidação de dívidas, entre elas referentes aos mais de três meses de salários dos funcionários, prémios de jogos da selecção de Sub-17 que participou no Mundial do “Brasil2019”, além de um crédito do Banco de Poupança e Crédido (BPC), que originou a retenção das verbas alocadas pelo Ministério da Juventude e Desportos em 2018.

Em Novembro de 2019, por ocasião da sua visita ao país, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, prometeu seis milhões de dólares americanos para ajuda em programas de desenvolvimento.

Um dos empreendimentos a beneficiar desse valor é o Campo do São Paulo, no Distrito Urbano do Rangel, que será transformado em centro de treinamento para os escalões de formação.

Artur Almeida e Silva cumpriu já quatro anos de mandato à frente da Federação Angolana de Futebol (FAF), tendo anunciado recentemente que concorrerá para um segundo, nas eleições marcadas para Junho deste ano.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Tribunal da UE decide contra FIFA e UEFA no caso da Superliga

Os clubes milionários que pretendem organizar a nova Superliga ganharam uma batalha, mas isso não significa que o projeto...

Real Madrid venceu Mundial de clubes

O Real Madrid arrecadou o título de vencedor do Mundial de clubes, derrotando na final o Al Hilal por...

CHAN 2023: FAF garante diárias para o estágio em Portugal

Os Palancas Negras estarão engajados na fase final do Campeonato Africanos das Nações reservado a jogadores que evoluem nas...

Akwá se livra do castigo da FIFA imposto há mais de 12 anos

O antigo capitão dos Palancas Negras, Akwá, viu o castigo imposto pela FIFA em 2008, ser levantado hoje, anunciou...