24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Moçambicanos fogem da violência xenófoba na África do Sul

PARTILHAR

Cerca de 400 moçambicanos são esperados nesta segunda-feira, 9, no centro de trânsito instalado no distrito da Moamba, província de Maputo.

Eles fogem da onda de violência na África do Sul que, desde o seu início, provocou a morte de pelo menos 10 moçambicanos.

Segundo a VOA, a confirmação foi avançada pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Geraldo Saranga.

Dados oficiais indicam que além dos 10 mortos, mais de 500 moçambicanos perderam as suas habitações, por terem sido incendiadas por cidadãos sul-africanos.

Negócios sofrem

O governador provincial de Maputo, Raimundo Diomba, reconhece a gravidade da situação que envolve moçambicanos na África do Sul, mas diz que “não deve haver retaliação contra cidadãos sul-africanos e seus bens em Moçambique”.

Por seu turno, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) alerta que os empresários moçambicanos perdem diariamente, em média, cerca de três milhões de dólares, devido à paralisação das suas actividades, na sequência da violência na África do Sul.

Entretanto, a antiga primeira-ministra e actual presidente da Mesa da Assembleia da Câmara de Comércio de Moçambique, Luísa Diogo, diz que as autoridades sul-africanas devem acabar com esta onda de xenofobia, “que viola os protocolos regionais, para além de que vivemos num mundo global”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...

Cabos de fibra ótica devem ser considerados ‘infraestrutura crítica’ em África, diz a Google

Os governos africanos devem dar aos cabos de fibra ótica uma maior proteção contra ataques e harmonizar as políticas...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...