25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Canadá solicita apoio de Angola para o Conselho de Segurança

PARTILHAR

Angop

O Governo do Canadá solicitou, nesta quarta-feira, em Luanda, o apoio do Estado angolano para a sua candidatura a membro não-permanente do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, órgão a que já pertenceu há 20 anos.

A informação foi prestada à imprensa, por Joe Clark, enviado especial do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a quem entregou uma mensagem do chefe do governo do Canadá.

“Angola é um país influente ao nível da região Austral e Central de África. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, reconhece esse facto”, afirmou Joe Clark.

Antes do encontro com o Presidente João Lourenço, o enviado canadense, que foi primeiro-ministro de 1979 a 1980, analisou com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, questões da agenda internacional e regional de África, bem como o reforço da cooperação entre Angola e o Canadá.

O Canadá reconheceu a independência de Angola em 1977, porém, apenas a 3 de Fevereiro de 1978 é que os dois países estabeleceram relações diplomáticas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...

Dúvidas sobre idoneidade da justiça são entraves à cooperação

A percepção da falta de idoneidade do sistema de justiça angolano continua a afetar a imagem de Angola no...

Presidente João Lourenço conversa com Joe Biden sobre novas datas para a visita a Angola

O Presidente da República, João Lourenço, falou ao telefone na noite desta quinta-feira, com o seu homólogo dos Estados...