30 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Políticos chamados a evitar a violência na caça ao voto em Moçambique

PARTILHAR

VOA | Ramos Miguel

Em Moçambique, multiplicam-se os apelos para que, na campanha eleitoral que se inicia este sábado, 31, os partidos políticos pautem a sua conduta pela tolerância, civismo e exaltação de um ambiente tranquilo, visando sobretudo a salvaguarda dos direitos humanos.

Vinte e seis partidos políticos iniciam amanhã, 31, uma campanha de caça ao voto durante cerca de 45 dias, alguns dos quais, segundo observadores, poderão ser caracterizados por actos de violência entre membros e simpatizantes desses partidos.

“É preciso que os partidos políticos, sobretudo a Frelimo, Renamo e MDM contenham os ânimos em tempo de eleições”, exorta Luís Bitone, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos.

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, também responsabiliza os partidos políticos pela violência durante a campanha eleitoral.

“Os partidos políticos têm uma mão muito forte nesta questão da violência; não estou a dizer um, dois ou três partidos, estou a dizer que todos os partidos têm, infelizmente, uma contribuição que não é muito boa”, lamenta Carimo.

O director do Centro para a Democracia e Desenvolvimento, Adriano Nuvunga, defende ser necessário assegurar que haja confiança das pessoas, sobretudo mulheres, para participarem na campanha eleitoral e na votação sem medo de violência.

“A mulher fica retraída de participar neste processo por causa da violência”, afirmou Adriano Nuvunga.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...