25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Arranca amanhã a campanha eleitoral em Moçambique

PARTILHAR

Folha de Maputo

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ainda não canalizou fundos a todos os partidos políticos para a realização da campanha eleitoral que arranca a 31 de Agosto corrente ou seja este sábado.

Para apoiar os 26 concorrentes às eleições gerais de Outubro, há disponíveis cerca de 180 milhões de meticais para financiar o processo, sendo 60 milhões para as eleições presidenciais, igual valor para as legislativas e outros 60 milhões de meticais para as provinciais.

Nas eleições legislativas e provinciais, o critério de distribuição varia de acordo com o número de mandatos de cada província.

Apesar da disponibilidade da verba, a CNE através do seu porta-voz Paulo Cuinica admitiu, esta quinta-feira, que não foi canalizada a todos os concorrentes e não revelou que partidos políticos já receberam dinheiro.

“O financiamento aos partidos políticos já começou a ser disponibilizado. Terminamos o processo de distribuição dos mapas e estamos a receber as contas (bancárias) das formações políticas” disse Cuinica esclarecer as razões da demora no desembolso dos fundos.

Como razões para o atraso na canalização do financiamento, Cuinica apontou diversos factores, como é o caso da aprovação tardia da lei, o que condicionou a recepção das candidaturas e, posteriormente, o impacto no processamento.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...