O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) iniciou, nesta terça-feira, o processo de recepção dos bens recolhidos pela TPA e RNA para apoiar as populações vítimas da seca no sul do país.
Para tal, avança Angop, duas delegações chefiadas pelo secretário-geral e pelo director do gabinete da ministra do MASFAMU, respectivamente, Lúcio Amaral e Carlos Ilídio, estão a trabalhar nas províncias do Cuanza Sul, Benguela, Bié, Huambo, Cuanza Norte, Malanje e Uíge.
Das províncias da Região Sul, o Cunene é que enfrenta, há oito meses, a mais severa estiagem da sua história, que já deixou mais de oitocentas mil famílias e mais de um milhão de bovinos à beira da morte.
São, no total, 857 mil 443 pessoas a viver os efeitos da estiagem e um milhão e 100 bovinos em risco de morte, por fome ou por sede. A falta de chuva prejudica a agricultura de subsistência.
A Rádio Nacional de Angola (RNA) angariou 490 toneladas de bens diversos, entre produtos alimentares, roupa usada e calçados.
Os bens foram arrecadados durante a campanha que decorreu de 08 de Junho a 07 de Julho deste ano numa parceria entre o MASFAMU e o Ministério da Comunicação Social, envolvendo os grupos Rádio Nacional de Angola e a Televisão Pública de Angola.