24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Justiça emite mandado de busca para governador de Porto Rico por ‘chatgate’

PARTILHAR

A justiça de Porto Rico emitiu um mandado de busca contra o governador Ricardo Rosselló e outros 11 homens que participaram de um chat privado, cujo vazamento causou protestos em massa, informou nesta terça-feira o departamento da Justiça.

“Confirmamos que ontem (segunda-feira) foi emitido um mandado de busca para os 12 membros do chat”, informou à AFP Kelvin Carrasco, oficial de imprensa do departamento da Justiça.

Carrasco não informou mais detalhes sobre o caso porque a investigação ainda está em curso.

O governador enfrenta uma crise política devido ao chamado “chatgate”, vazamento de uma conversa na plataforma de mensagens Telegram, há duas semanas, na qual ele e os outros 11 homens compartilharam comentários considerados ofensivos por seus críticos, e casos de corrupção nos quais se acusam ex-funcionários de seu governo.

Segundo relatou o jornal local El Nuevo Día, citando também o departamento de Justiça, as 12 pessoas que participavam desse chat privado devem entregar seus celulares como parte de uma investigação da promotoria.

Destes, o ex-secretário da Fazenda, Raúl Maldonado, já informou que não entregará seu celular à Justiça, segundo o jornal.

Na segunda-feira, centenas de milhares de pessoas participaram de uma manifestação em San Juan, exigindo a renúncia de Rosselló em meio a uma greve geral.

A décima jornada de protestos, que acabou com embates com a polícia, contou com a participação de músicos porto-riquenhos, como Ricky Martin, René Pérez, Bad Bunny e Daddy Yankee.

O governador informou que não irá renunciar, mas anunciou no domingo que não buscará a reeleição em Novembro de 2020.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

PGR busca apoio da UNODC

O Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, manteve, esta terça-feira, em Viena, Áustria, com a directora executiva...

Promotor considera privada conduta de Trump para tentar anular eleições de 2020

O ex-presidente Donald Trump atuou como uma pessoa particular em sua tentativa “criminosa” de reverter o resultado das eleições...

Movimento Mudei admite impugnar lei do vandalismo em Angola

"O Movimento Cívico Mudei não sustem, em absoluto, o aumento da repressão sobre cidadãos em condições de vida precárias...

Sistema de justiça em Angola está muito aquém da independência, diz bastonário dos advogados.

Em Angola, critica-se o sistema judicial por servir apenas os interesses do poder político, enquanto a Ordem dos Advogados...