27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Explosão de engenho mata cidadã no Andulo

PARTILHAR

Uma cidadã, de 58 anos, morreu e outra ficou gravemente ferida na sequência da explosão de um engenho, ocorrido domingo (21), na aldeia Chimbuio, município do Andulo (Bié), informou nesta terça-feira pelo chefe de Segurança do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) do Bié, Valdemar Chipangue.

Segundo o responsável, citado pela Angop, a vítima mortal sofria de perturbações mentais e recolheu o engenho explosivo numa floresta, transportou-o para sua casa e de seguida bateu o objecto no chão, o que uma explosão.

A explosão, explicou, causou a morte imediata da idosa e ferimentos graves de uma outra mulher, de 40 anos, que recebe tratamento médico num dos hospitais do município do Andulo.

Valdemar Chipangue aconselhou à população, principalmente os habitantes das zonas rurais, para não recolher objectos estranhos e terem em atenção aos sinais que indicam perigo de minas, de modo a evitarem situações de género.

Trinta e sete minas e 694 outros engenhos explosivos não detonados foram destruídos, este mês, no município de Camacupa, província do Bié, pela 6.ª Brigada de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Projecto de distribuição de água abrange 147 mil famílias em Mbanza Kongo

Cento e 47 mil famílias da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, beneficiarão de água potável, no âmbito...

Andulo domina festival de trova, música, teatro e poesia no Bié

O município do Andulo foi o destaque do festival provincial de trova, música popular, teatro e poesia do Bié,...

Organizações comunitárias desapontadas com fracasso de projecto que levaria água a regiões afectadas pela seca no sul de Angola

Organizações comunitárias manifestam-se desapontadas com o facto de, alegadamente, o projecto Cafu, que visa a transferências das águas para...

Viajando sobre o tapete asfáltico da Estrada Nacional Luanda-Sumbe-Benguela (1). Reportagem Nuno Santos

NOTA DE RELEVO Quando passámos pelo Sumbe, a caminho de Benguela, estavam as máquinas a trabalhar na reposição do asfalto,...