Uma cidadã, de 58 anos, morreu e outra ficou gravemente ferida na sequência da explosão de um engenho, ocorrido domingo (21), na aldeia Chimbuio, município do Andulo (Bié), informou nesta terça-feira pelo chefe de Segurança do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) do Bié, Valdemar Chipangue.
Segundo o responsável, citado pela Angop, a vítima mortal sofria de perturbações mentais e recolheu o engenho explosivo numa floresta, transportou-o para sua casa e de seguida bateu o objecto no chão, o que uma explosão.
A explosão, explicou, causou a morte imediata da idosa e ferimentos graves de uma outra mulher, de 40 anos, que recebe tratamento médico num dos hospitais do município do Andulo.
Valdemar Chipangue aconselhou à população, principalmente os habitantes das zonas rurais, para não recolher objectos estranhos e terem em atenção aos sinais que indicam perigo de minas, de modo a evitarem situações de género.
Trinta e sete minas e 694 outros engenhos explosivos não detonados foram destruídos, este mês, no município de Camacupa, província do Bié, pela 6.ª Brigada de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República.