24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Casos de violência doméstica em Moçambique aumentam 71% em 2018

PARTILHAR

Observador|Lusa

A percentagem de casos de violência doméstica que deram entrada nas unidades de saúde de Moçambique aumentou em 71% em 2018, atingindo 33 mil vítimas, disse hoje a ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula.

Nazira Abdula considerou preocupante o número de casos de violência doméstica em Moçambique, quando falava no lançamento do Plano de Ação e Resposta contra a Violência Baseada no Gênero 2019-2022.

Nazira Abdula assinalou que o aumento do número de vítimas de violência baseada no gênero mostra a magnitude do problema e a consciência pública sobre a necessidade de denúncia.

“Apesar dos progressos alcançados na consciencialização social sobre a necessidade de denúncia e combate, muitas vítimas continuam sem reportar os maus-tratos a que têm sido sujeitos”, frisou.

Nazira Abdula adiantou que a violência baseada no gênero tem afetado maioritariamente as mulheres, incluindo as raparigas, e a maioria dos agressores são pessoas próximas das vítimas, nomeadamente parceiros.

“A dependência económica da vítima em relação ao agressor é um dos fatores de inibição da queixa contra maus tratos”, assinalou Nazira Abdula.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...