26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Paris, Londres e Berlim apelam a fim da escalada de tensão com o Irão

PARTILHAR

Lusa | RTP

A França, o Reino Unido e a Alemanha, os três signatários europeus do acordo nuclear iraniano de 2015, reuniram-se para “impedir a escalada das tensões e retomar o diálogo”, indica um comunicado conjunto.

“Estamos preocupados com o risco de que o acordo não seja cumprido, sob a pressão das sanções impostas pelos Estados Unidos e após a decisão do Irão de não aplicar mais várias das normas centrais do acordo”, refere o texto comum, distribuído pela Presidência francesa.

“Os nossos três países estão profundamente preocupados com os ataques a que se assistiu no Golfo Pérsico e com a deterioração da segurança na região. Acreditamos que chegou o momento de agir de maneira responsável, e de encontrar formas de parar a escalada de tensão e retomar o diálogo”.

França, Reino Unido e Alemanha apelam a todas as partes interessadas para que analisem “as possíveis consequências das suas ações”.

“São urgentemente necessários sinais de boa vontade, de todas as partes”, lê-se no comunicado conjunto, divulgado este domingo.

O Irão começou a ultrapassar os limites do enriquecimento de urânio, como resposta à decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de retirar os Estados Unidos do acordo nuclear, no ano passado.

O acordo de 2015 foi assinado pelo Reino Unido, Alemanha, França, União Europeia, Estados Unidos, Irão, China e Rússia.

Trump também impôs sanções duras às exportações de petróleo do Irão, agravando a crise económica que fez com que a sua moeda caísse drasticamente.

Num telegrama publicado hoje pelo Mail on Sunday (Sunday Mail), o ex-embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos, Kim Darroch, disse que o Presidente Donald Trump abandonou o acordo nuclear com o Irão como um ato de “vandalismo diplomático”, para ofender o seu antecessor, o Presidente Barack Obama.

Darroch renunciou na semana passada ao cargo, depois de o jornal publicar outros telegramas diplomáticos relacionados com os Estados Unidos.

A Casa Branca respondeu recusando-se a lidar com o embaixador.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Aviões de combate americanos chegam ao Médio Oriente

Caças F-15 americanos chegaram ao Médio Oriente nesta quinta-feira (7), informou o Exército dos Estados Unidos, após Washington anunciar...

Os CEO de Wall Street elogiam a resiliência económica dos EUA face às preocupações sobre a Europa

Os titãs das finanças que se reuniram esta semana em Riade para a conferência anual ao estilo de Davos...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Israel vai lançar “ataque de larga escala” contra o Irão em breve

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já sabe quando e como vai ocorrer a retaliação israelita Os membros do...