“Money mules” preparavam-se para abandonar Portugal e a Europa. Foram detidos quatro homens e três mulheres
A Polícia Judiciária apreendeu três milhões de euros em malas de viagem no aeroporto de Lisboa. Foram, ainda, detidos quatro homens e três mulheres, que se preparavam para abandonar Portugal e o continente europeu.
Esta apreensão e consequentes detenções por parte da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), avança a TVI24, resultam de “sucessivas operações e acções de prevenção criminal desenvolvidas pela Polícia Judiciária, desde finais de 2018 até ao presente”.
Segundo a PJ, trata-se de um modus operandi que “consiste na utilização das vulgarmente designadas money mules [mulas de dinheiro na tradução literal] para efectuar o transporte do numerário de um continente para outro, sendo característico de uma das fases do branqueamento de capitais, conhecida como circulação”.
A Polícia Judiciária explica, ainda, que este dinheiro tem origem em “múltiplas e variadas operações”, que, através deste método, visa ocultar a sua origem criminosa e “impossibilitar a detecção, rastreio, sua proveniência e propriedade”.
“A principal e fundada suspeita quanto à proveniência destas quantias, agora apreendidas, é que as mesmas provêm e têm subjacentes o crime de fraude fiscal”, sustenta a PJ.