Nesta terça-feira (9), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que Teerão está no alcance de caças israelitas.
“O Irão ameaçou recentemente com destruição de Israel”, disse o primeiro-ministro israelita, numa base aérea do seu país, onde ele viu um esquadrão de avançados aviões de guerra F-35 construídos nos EUA.
“Eles (Teerão) devem lembrar que esses aviões podem alcançar qualquer lugar no Médio Oriente, incluindo o Irão, e certamente a Síria”, declarou num vídeo postado no YouTube e filmado na base, com um F-35 ao fundo.
A declaração veio depois que o deputado iraniano e presidente da comissão nuclear do parlamento do país, Mojtaba Zonur, advertiu em entrevista que, se os EUA atacarem o Irão, “restará apenas meia hora de vida a Israel”.
Tel Aviv há muito tempo afirma que todas as opções estão em cima da mesa para garantir que o Irão não desenvolva uma arma nuclear, e tem apoiado compromissos para impedir o entrincheiramento militar iraniano na Síria, realizando ataques aéreos na região. Teerão nega estar em busca de armas nucleares.
Compra dos F-35
Tendo encomendado 50 caças F-35 dos EUA e recebido pelo menos nove aeronaves de quinta geração, Israel continua sendo o único proprietário delas no Médio Oriente e o primeiro do mundo a usá-las em batalha.