Sputnik
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nomeou um novo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e anunciou a destituição do comandante do Exército, Jesús Suárez Chourio.
Para ocupar o seu lugar, o líder venezuelano nomeou Alexis Rodríguez Cabello.
“Quero anunciar, agradecer ao major-general Suárez Chourio, por ter cumprido dois anos intensos como comandante geral do Exército […]”, disse o chefe de Estado, informando que Suárez Chourio terá novas e importantes responsabilidades.
Durante a cerimónia de promoções militares transmitida pelo canal estatal venezuelano de televisão, o líder destacou a necessidade de renovar ao máximo a instituição e o comando das Forças Armadas nacionais.
Maduro anunciou que o general Fabio Zavarse ocupará o cargo de comandante da Guarda Nacional, substituindo Richard López Vargas.
Da mesma forma, observou que Carlos Leal Tellería será mantido como ministro da Agricultura, mas deixaria de ocupar o cargo de comandante geral das milícias, dando lugar ao general Gregorio Bernal Martínez.
Estas mudanças ocorrem pouco mais de dois meses após a tentativa de motim contra Maduro.
Durante a cerimónia, Maduro apelou novamente à união cívico-militar e destacou o papel anti-imperialista das Forças Armadas da Venezuela.