27 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Ministra quer reflexão profunda sobre o papel das autoridades tradicionais

PARTILHAR

Angop

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, avançou, nesta terça-feira, Luanda, a necessidade de se promover uma ampla reflexão sobre o lugar e o papel das autoridades tradicionais nos processos de desenvolvimento comunitários e das autarquias locais.

Para a ministra, que falava na cerimónia de abertura do III encontro nacional das autoridades tradicionais, tal exercício exige um aturado estudo e de coabitação para a coexistência normativa entre o direito formal versus direito costumeiro, que apenas as autoridades tradicionais exercem por razões históricas.

Espera-se que, de acordo com Carolina Cerqueira, com a implementação das autarquias, a regulação da função administrativa formal das autoridades tradicionais garanta a coesão social e contribua para a unidade nacional.

Carolina Cerqueira avança igualmente que a multiplicidade de poderes deve ser cautelosa, numa sociedade multiétnica e pós-conflito como a angolana, daí o posicionamento do Executivo com a proposta de apostar no gradualismo na implementação das autarquias locais.

O país, avançou a governante, conta com cerca de 50 mil autoridades tradicionais, que se reúnem à volta de múltiplas linhagens.

Durante os dois dias de actividades, os participantes vão abordar questões relacionadas com os modelos de articulação entre as administrações locais e as autoridades tradicionais, esperando-se propostas tendentes a melhorar a organização das actividades, num contexto de mudanças social e política.

O programa inclui ainda a recolha de contribuições para a proposta de Lei das Autoridades Tradicionais, que se encontra em fase de auscultação pública, entre outros.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

Jornalista do Novo Jornal vence segunda Edição do Prémio Catoca

O jornalista João Marques Pontes, do Novo Jornal, colocado na província de Benguela, é o vencedor da segunda edição...

Lançada Rede de Mulheres na Governação Local

Uma plataforma que vai conectar as mulheres das diferentes províncias e municípios de Angola denominada, “ Rede de Mulheres...

Primeira-Dama saúda avanços na luta pela igualdade do género

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, ressaltou, esta quinta-feira, em Luanda, os avanços que o país tem vindo...