26.9 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Oficial da Polícia que maltratou criança em Viana vai ser expulsa

PARTILHAR

O comandante-geral da Polícia Nacional disse, ontem em Luanda, que os efectivos da corporação que cometem “acções reprováveis socialmente”, manchando a imagem da Polícia vão ser expulsos e encaminhados para os órgãos de Justiça, para serem responsabilizados criminalmente.

Segundo o JA, o comissário-geral Paulo de Almeida fez estas considerações durante o acto que marcou o 23º Aniversário da Polícia Fiscal, que decorreu na Unidade Fiscal Marítima, na Ilha de Luanda.

Paulo de Almeida fez menção aos dois últimos casos que chocaram a sociedade, concretamente o da criança de nove anos, que foi brutalmente agredida por uma inspectora-chefe da corporação, e o do agente que disparou contra à esposa, por recusar engomar uma camisa.

Afirmou que, embora os casos tenham ocorrido fora do âmbito profissional, constitui uma atitude reprovável, uma vez que “nós juramos ser o exemplo da ordem, do respeito à Lei, e dos direitos humanos, pelo que não pode um agente da autoridade ser autor de acções bárbaras contra o próximo”.

Paulo de Almeida recordou que a disciplina e a ética profissional, o brio, a firmeza na actuação e o respeito ao cidadão, devem constituir atitudes de postura do agente da Polícia Nacional.

O comandante-geral da Polícia Nacional mostrou-se preocupado com algumas anormalidades verificadas nas fronteiras do país, “do ponto de vista funcional, organizativo e de segurança”.

A este respeito, acrescentou que a Polícia, em colaboração com a Administração Geral Tributária, e o Serviço de Migração e Estrangeiros, e demais serviços, estão a trabalhar para reverter a situação.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Empossamento: Novo comandante-geral da Polícia garante combate a criminalidade e respeito dos direitos e liberdades dos cidadãos

O Presidente da República, João Lourenço, disse esta terça-feira, em Luanda, que cabe ao Estado a responsabilidade de garantir...

Arnaldo Manuel Carlos rende Paulo Gaspar de Almeida no cargo de Comandante Geral da Polícia Nacional

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, nos termos da Constituição da República de Angola e depois de...

“Segurança na actualidade é prioridade das prioridades” – Comandante-Geral da Polícia Nacional

O Comandante-Geral da Polícia Nacional Comissário-Geral Paulo Gaspar de Almeida, referiu na abertura do Conselho Superior da Polícia, que...

Situação no Cafunfo regressou à normalidade, diz comandante da Polícia Nacional

O comandante geral da Polícia Nacional de Angola Paulo Gaspar de Almeida disse hoje que a situação no Cafunfo...