25.6 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

São Tomé e Príncipe interessado nas potencialidades do Huambo

PARTILHAR

Angop

A República Democrática de São Tomé e Príncipe em Angola está interessada nas potencialidades agro-pecuárias e turísticas da província do Huambo, factores essenciais para o reforço de geminação com alguns distritos do seu país, bem como para o aprofundamento dos laços de amizade e solidariedade.

Para materializar está intenção encontra-se desde hoje nesta cidade o embaixador daquele país em Angola, Carlos Gustavo dos Anjos.

Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com o vice-governador para o sector social e económico, José Cornélio, o diplomata sublinhou que o seu país possui potencialidades na agricultura e, nos últimos anos, tem apostado fortemente no turismo, daí a razão da deslocação ao Huambo para trocar impressões com as autoridades e empresários locais.

Explicou que, com esta visita pretende-se trabalhar na geminação dos distritos santomenses com a província do Huambo, que, por aquilo que se ouve, tem grandes potencialidades turísticas e agro-pecuárias benéficas para os dois países.

Durante o encontro, foi igualmente abordado o ponto de situação da abertura, ainda este ano, de um Consulado santomense na região, enquanto plataforma de apoio entre as duas comunidades, sobretudo, no tratamento de documentos migratórios e na facilitação das trocas comerciais.

Durante a sua estada de dois dias no planalto central, o diplomata efectuará igualmente uma visita ao projecto empresarial Aldeia Camela Amôes, no município do Cachiungo e, no seu regresso à cidade do Huambo, prevê manter um encontro com a comunidade santomense.

A comunidade de São Tomé e Príncipe em Angola está estimada em 20 mil habitantes, destes, 60 vivem na província do Huambo e estão enquadrados em distintos sectores.

As repúblicas de Angola e Democrática de São Tomé e Príncipe cooperam nos domínios políticos, diplomáticos e económico, além de partilharem relações a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesas (PALOP).

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministra de Estado destaca engajamento da igreja na promoção da paz

A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, destacou, este sábado, a necessidade de um maior engajamento das...

Acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece no Huambo

A cidade do Huambo acolhe, quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional,...

Comboio do CFB colhe mortalmente cidadão no Cachiungo

Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio...

Huambo contemplado com centro de formação de alta tecnologia

A infra-estrutura, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao...