25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Shinzo Abe visita Teerão para tentar mediar conflito Irão/EU

PARTILHAR

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, viaja para Teerão a 12 de junho para tentar mediar o conflito entre o Irão e os Estados Unidos, informou hoje o Governo nipónico.

De acordo com o JN que Cita a Lusa, a visita de Abe ao Irão foi um dos temas discutidos com o Presidente norte-americano, quando Donald Trump esteve em Tóquio, em maio.

As datas da visita a Teerão do primeiro-ministro japonês, entre 12 e 14 de junho, foram avançadas pelo porta-voz do Governo, Yasutoshi Nishimura, numa reunião de uma comissão da Câmara dos Representantes.

Esta é a primeira visita em 41 anos que um chefe de Governo nipónico faz a Teerão, depois daquela protagonizada em 1978 por Takeo Fukuda.

Abe deve encontrar-se com o líder supremo do Irão, o aiatola Ali Khamenei, e com o Presidente iraniano, Hassan Rohani, de acordo com a mesma fonte oficial.

No final de maio, Trump sublinhou em Tóquio o “bom relacionamento” do primeiro-ministro com os responsáveis iranianos.

“Eu sei que o primeiro-ministro [japonês] é muito próximo dos líderes do Irão. Vamos ver o que acontece. Ninguém quer ver coisas terríveis acontecerem, especialmente eu”, afirmou, numa alusão à crescente tensão entre os dois países, na sequência da saída de Washington do acordo nuclear assinado em 2015.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Presidente Paul Kagame já em Luanda

O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, chegou esta manhã a Luanda para uma visita de trabalho de algumas horas,...

União Africana pede cumprimento da lei em Gaza e na Ucrânia

O comissário dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança da União Africana (UA) criticou a comunidade internacional por ser menos...

Ministro destaca papel de Angola e do Quénia na pacificação dos Grandes Lagos

O ministro da Relações Exteriores, Téte António, destacou, esta sexta-feira, em Nairobi, o papel dos presidentes de Angola,...

Antony Blinken destaca mediação de Angola na RDC

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, destacou, em Kinshasa, o papel de Angola e do Quénia na mediação...