26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Chile desmantela vasta rede de imigração ilegal chinesa

PARTILHAR

As autoridades chilenas desmantelaram uma rede de contrabando de migrantes que conduziu ao país sul-americano pelo menos 381 cidadãos chineses, indicou no sábado a polícia local.

De acordo com a RTP, que cita a Lusa, nove pessoas foram detidas, incluindo dois ex-funcionários e um funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros chileno.

A rede operava desde 2016 e fornecia a cidadãos chineses, a troco de 5.000 dólares (cerca de 4.500 euros), “falsas cartas-convite para entrar no Chile”, explicou à imprensa um alto funcionário da polícia, Hector Gonzalez.

A subsecretária de Prevenção Criminal Katherine Martorell disse tratar-se da “maior rede de tráfico de pessoas existente na história do país”.

Através das cartas, os migrantes chineses conseguiram obter vistos alegando serem “empresários a negociar contratos”, apontou Martorell. Uma vez no Chile, “foram contratados por empreendedores, geralmente chineses, que lhes deram trabalho”, acrescentou.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Polícia detém 600 imigrantes ilegais na Lunda Norte

Seiscentos e 49 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tinham pretenções de fixar-se ilgelamente na província da...

SME repatria 133 cidadãos da RDC por irregularidades migratórias

Cento e 33 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram, segunda-feira, repatriados pelo Serviço de Migração e Estrangeiros...

A América do Sul poderá ultrapassar a África na produção de cacau?

Embora a Costa do Marfim e o Gana sejam os líderes mundiais de longa data na produção de “ouro...

Os Estados Unidos querem aumentar as importações de minerais essenciais do Chile, num mercado dominado pela China

Numa visita oficial ao Chile, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse no fim de semana...