Os Caminhos de Ferro de Luanda (CFL) retomam, neste sábado, a partir da estação dos musseques, às 7h30, os serviços mínimos de transporte ferroviários, suspensos a 24 de Abril deste ano.
O CFL realizará um comboio para serviços técnicos neste sábado, mas na próxima segunda feira, dia 13 de Maio, vai retomar os serviços mínimos, através dos comboios de passageiros suburbanos Bungo-Baia, com a realização diária de seis comboios, começando a circulação às 6h00 na estação do Bungo e termina 18h13 minutos na mesma estação.
Num comunicado a que a Angop teve acesso hoje, o CFL informa que, a retoma da circulação normal ferroviária em toda malha dos Caminhos de Ferro de Luanda, será feita logo que se conclua o processo de requisição civil em curso.
Com as duas paralisações, por força da greve, iniciada a 14 de Fevereiro deste ano, o CFL teve prejuízos avultados estimados em 38 milhões de Kwanzas.
O documento refere que se os grevistas praticarem actos de sabotagem serão responsabilizados civil e criminalmente nos termos da lei.
Os trabalhadores, que retomaram a greve a 18 de Abril último, depois de uma suspensão de cinco dias, mantêm-se firmes na exigência de um aumento salarial na ordem de 80 por cento, principal ponto do impasse das negociações.
A prestação de serviços mínimos, em situação de greve, é uma imposição legal, por isso o CFL , embora tenha suspendido durante cinco dias, decidiu repor.