O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse nesta terça-feira (7) que recebeu das autoridades iraquianas garantias sobre a protecção dos interesses dos EUA diante de uma “escalada” atribuída ao Irão, durante uma visita surpresa de quatro horas a Bagdad.
Segundo a France Press, Pompeo cancelou uma visita à Alemanha para fazer essa viagem ao Iraque – aliado dos Estados Unidos e do Irão – onde se reuniu com o presidente do país, Barham Saleh, e com o primeiro-ministro, Adel Abdel Mahdi.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos disse a repórteres que o acompanham que a decisão de ir a Bagdad deveu-se à “escalada de actividade” do Irão, sem dar mais detalhes.
“Falamos sobre a importância do Iraque garantir que ele seja capaz de proteger adequadamente os americanos no seu país”, disse Pompeo a repórteres após o encontro com o presidente e o primeiro-ministro.
“Queríamos notificá-los sobre o aumento da ameaça que percebemos e fornecer um pouco mais de informação a esse respeito, para que possam garantir que fazem todo o possível para proteger nossa equipe”, disse Pompeo.
O secretário de Estado, que estava na Finlândia, cancelou a sua visita a Berlim no último minuto, referindo-se a “questões urgentes” a serem resolvidas e traçando rumos para um destino desconhecido. Uma fonte do governo iraquiano confirmou mais tarde à AFP a chegada de Pompeo em Bagdad.