O número de mortos vítimas de sarampo, que se regista desde Março do ano em curso, no município de Saurimo (Lunda Sul), aumentou de 13 para 31, segundo dados do gabinete provincial da saúde, disponibilizados hoje (sexta-feira) à imprensa local.
As mortes resultam dos mais de mil casos diagnosticados até hoje no hospital Municipal de Saurimo, onde actualmente estão internados 152 pacientes, entre crianças e adultos.
A província da Lunda Sul não registava casos de sarampo desde 2010.
De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde, Isaac Txozo, para atender a demanda de números de pacientes que diariamente dão entrada no Hospital Municipal, a unidade teve que ser isolada e adaptada como uma unidade de referência, temporária, para casos de sarampo.
Para o efeito, alguns pacientes (sem sarampo), foram transferidos para o hospital Geral, a fim de se evitar o contágio da doença, acrescentando que diariamente são atendidos, em média, 50 pacientes.
Sem avançar números, disse que para contornar a situação, para além da campanha intensiva de vacinação nas escolas, mercados e em todas unidades sanitárias, foram recrutados alguns técnicos, por contrato temporário, tendo em conta o número reduzido de enfermeiros destacados no hospital Municipal.
Fez saber que alguns pacientes são provenientes do município de Lucapa (Lunda Norte).