26.5 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Campanha solidária para Moçambique arrecada 20 milhões de Kwanza

PARTILHAR

A campanha solidária promovida pela TPA, para apoiar as vítimas do ciclone Idai, em Moçambique, resultou na arrecadação de cerca de 20 milhões de Kwanza e mais de 100 toneladas de bens diversos, como materiais de construção, hospitalar e produtos da cesta básica, revelou este sábado, em Luanda, o coordenador desta campanha, Cabingano Manuel.

Os respectivos bens, arrecadados durante a campanha que decorreu num período de um mês, em todo país, serão entregues às entidades moçambicanas no dia 2 de Maio próximo, na cidade da Beira, região mais afectada pelo ciclone Idai, de acordo com Cabingano Manuel.

Em declarações à Angop, durante o show solidário, que marcou o encerramento da campanha, o responsável deu nota positiva aos cidadãos que se comoveram com a causa, tendo agradecido o engajamento de todos que contribuíram para o êxito deste acto de solidariedade com os irmãos do Índico.

Cabingano Manuel referiu ainda que o show representa o momento especial da campanha, demonstrando o amor que o povo angolano tem com os moçambicanos.

Na ocasião, um dos responsáveis da produtora musical “Clé Entertaiment”, Clénio Gomes, disse terem preparados cerca de 35 cantores, desde a antiga a nova geração, para cantarem para cerca de 15 mil espectadores.

Considerou de grande importância o convite que a TPA endereçou aos músicos da sua produtora, para participarem na realização do show.

Referiu que este apoio deveu-se também pela cumplicidade linguística e amizade que existe entre os dois países.

O show solidário Angola/Moçambique, que decorreu sábado, no pátio da Cidadela Desportiva, em Luanda, juntou os músicos dos dois países e durou mais de cinco horas, numa noite de muita animação e solidariedade.

Além do ciclone Idai, que até Março provocou a morte de cerca de mil pessoas no centro do país e no Zimbabwe, Moçambique também está a ser afectado pelo ciclone Kenneth, que já destruiu aproximadamente três mil e 300 casas e deixou cerca de 18 mil pessoas refugiadas em abrigos de emergência, bem como provocou a morte de cinco pessoas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...