Angop
A Biblioteca Provincial de Malanje está em fase de recolha de artigos e obras literárias para a melhoria do acervo bibliográfico, anunciou, nesta terça-feira, a sua directora, Ema Massunga.
A intenção, de acordo com a responsável, que falava no acto celebrativo do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, serve também de incentivo à escrita e expansão de trabalhos literários e artísticos.
Ema Massunga reiterou a necessidade de leitura, uma vez que os livros são importantes meios de transmissão de cultura e informações e elementos fundamentais no processo educativo das crianças, bem como de transformação das mentes humanas.
A responsável mostrou-se “indignada” pelo facto de poucos estudantes universitários e do ensino médio frequentarem a Biblioteca Provincial à procura de bibliografias.
Por seu turno, o secretário Provincial da Brigada Jovem de Literatura (BJL) Francisco Ngola, lamentou a falta de editoras, por, no seu entender, dificultar a acção dos escritores.
O responsável avançou que a BJL vai continuar a estimular a globalização, as tecnologias de informação e o gosto pela leitura, pela escrita e pela valorização cada vez mais dos livros.
O 23 de Abril é celebração como Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor com objectivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar o hábito de leitura no seio da população.