O presidente americano, Donald Trump, nunca foi discreto ao dizer que não gosta das turbinas eólicas. Mas ao sugerir, esta semana, que o ruído produzidos por elas causa câncer, ele causou espanto tanto em adversários quanto em aliados.
“É uma colocação idiota”, disse, taxativa, nesta quinta-feira (4) a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, fazendo eco a uma avaliação feita mais cedo pelo senador republicano Chuck Grassley.
Ao discursar em recente evento republicano para arrecadação de fundos, em Washington, o presidente americano – que costuma questionar as evidências científicas sobre o aquecimento global – fez um duro ataque às turbinas eólicas, as quais ele chamou de “moinhos de vento”.
“Dizem que o barulho causa câncer”, disse Trump à plateia, uma tese não apoiada em pesquisas científicas.
Firme apoiante da indústria do carvão, Trump debocha em seus comícios da energia eólica, que respondeu por 6% da geração de eletricidade nos Estados Unidos em 2016, segundo o Departamento de Energia.
“Eu adoraria ver um programa hoje, querida”, disse Trump na semana passada, durante evento em Michigan, provocando risos nos presentes. Mas, “o vento não soprou em três dias”.
“Por favor, querido, diga ao vento para soprar”, emendou.