O vice-presidente do Afeganistão, Abdul Rashid Dostum, escapou sem ferimentos de um ataque que matou um dos seus guarda-costas neste sábado, escapando da morte pela segunda vez desde que voltou do exílio no ano passado.
Os agressores emboscaram o comboio de Dostum no caminho entre Mazar-i-Sharif, cidade na província de Balkh, e a província de Jawzjan, no norte do Afeganistão, afirmou Bashir Ahmad Tayeni, porta-voz do Partido Junbish, de Dostum. Dois outros guarda-costas ficaram feridos.
Dostum estava ciente de que um ataque estava sendo planeado, mas decidiu viajar mesmo assim, acrescentou o porta-voz.
O Talibã reivindicou responsabilidade pela tentativa de assassinato, que aconteceu oito meses depois de Dostum evitar ferimentos em um bombardeio-suicida no aeroporto de Cabul. Em um tuíte, o porta-voz do grupo militante, Zabihullah Mujahid, disse que quatro guardas foram mortos e seis ficaram feridos no ataque.
O bombardeio do último verão, reivindicado pelo Estado Islâmico, aconteceu no momento em que Dostum voltava para casa de mais de um ano no exílio na Turquia, acusado de tortura e abuso contra um político rival.