Alguns bairros periféricos da cidade de Saurimo (Lunda Sul) registam, desde o princípio do mês em curso, casos de sarampo, totalizando actualmente 20, informou hoje (quarta-feira), o director municipal da saúde, Costa Samuquinda.
A província da Lunda Sul não registava casos de sarampo desde 2010.
Em declarações à imprensa, o responsável fez saber que fruto desse registo, teve início hoje, uma campanha de vacinação, que decorrerá até o dia 05 de Abril.
Sem avançar números, disse existirem doses de vacinas e equipas suficientes para a campanha, que abrangerá alguns bairros do centro da cidade.
Para os bairros do centro da cidade, será montado um posto no Largo 1º de Maio, sendo que para a periferia, para além dos postos a serem instalados em alguns pontos, a vacinação será porta a porta.
Apelou aos pais e encarregados de educação a aderirem a campanha, levando seus filhos aos postos instalados e a recepcionarem nas suas residências as equipas de vacinação.
Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.