25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Terminais marítimos podem descongestionar estradas de Luanda

PARTILHAR

 - portal de angolaLuanda – O economista Manuel Lourenço considerou, hoje (terça-feira) positivo o trabalho do Ministério dos Transportes que visa instalar terminais marítimos ao longo da costa litoral da província de Luanda, com a finalidade de ajudar a descongestionar o tráfego rodoviário na capital angolana.

Em declarações à Angop, sobre “projectos do sector dos transportes marítimos”, Manuel Lourenço realçou o facto dos terminais, a serem colocados em regiões como Panguila, Cacuaco, Porto de Luanda, Chicala e Mussulo, poderem atender 800 passageiros/hora.

Disse que a questão dos transportes marítimos deve ser vista de forma combinada com os sectores rodoviário e ferroviário. “A combinação desses três segmentos de transportação deve ser acompanhada da criação de zonas de parqueamento de viaturas”.

Referiu que, dentro desse quadro, a organização e gestão administrativa da própria operacionalização do sistema de trânsito em Luanda deve funcionar como complemento aos futuros terminais marítimos para passageiros.

Aprovado pelo Governo angolano, o projecto de construção de terminais marítimos na costa do país compreende duas fases, a circunscreve-se à província de Luanda com terminais na rota Museu de Escravatura, Benfica, Chicala, Porto de Luanda, Cacuaco e Panguila e depois no Mussulo.

Segundo oplano governamental, na segunda fase, o modelo de Luanda será implementado nas províncias de Cabinda, Zaire, Bengo, Benguela e Kwanza Sul e Namibe.

A necessidade de implentaçãao do serviço de cabotagem na costa angolana, há muito se faz sentir.

 Fonte: Angopo

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

Elon Musk usa fortuna para ajudar Trump

Em uma reviravolta extraordinária que afetou eleições já imprevisíveis, o homem mais rico do mundo tornou-se o apoiador mais...

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...

Presidente nomeia Manuel Homem ministro do Interior

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quinta-feira, Manuel Homem, ministro do Interior, em substituição de Eugénio...