24.1 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 31, 2024

Trocas comerciais Angola /Espanha avaliadas em mil milhões de euros

PARTILHAR

 - portal de angolaO volume de negócios entre a República de Angola e o Reino de Espanha, em 2011, cifraram-se em mil milhões de euros, cerca de um bilião e 300 milhões de dólares norte-americanos, disse hoje, em Luanda, o embaixador de Espanha em Angola, José Maria Castroviejo Bolibar.

Em declarações à Angop, à margem de um encontro entre empresários angolanos e espanhóis promovido pela Associação Industrial de Angola (AIA), o diplomata disse esperar, em 2012, um aumento considerável nas trocas comerciais porque o potencial de investidores é grande e a estabilidade de Angola favorece o ambiente de negócios.

As relações comerciais entre os dois países, segundo o embaixador, baseiam-se na exportação de petróleo para a Espanha. Angola, por sua vez, importa produtos manufacturados, máquinas, ferramentas e bens agro-pecuários.

De acordo com o embaixador, Angola é o segundo maior fornecedor de petróleo para a Espanha em África depois da Nigéria.

Por outro lado, informou que a Espanha tem contribuído no desenvolvimento de Angola através de acções no sector da educação, nomeadamente na formação e capacitação de quadros.

Referindo-se à missão empresarial, disse que constitui um passo no sentido de os empresários espanhóis explorarem as possibilidades de investimentos e de desenvolvimento de Angola para contribuir no aumento da riqueza do país e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Disse ainda que o sector eléctrico é uma das áreas que interessa os empresários espanhóis, porque no seu entender sem energia não há educação, saúde e nem indústria.

Deu a conhecer que a Espanha tem a maior base instalada de moinho de ventos do mundo para a produção de energia eólica, que sustenta o país em 20 porcento, campos de fontes voltaicas (maiores da Europa), mas que precisam ainda de alguma maturação, e produzem também energia a partir de fontes hidroeléctricas.

Fonte: Angop

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...

O dilema da OPEP: Aumentar a produção de petróleo ou manter restrições?

Espera-se que a OPEP+ comece a adicionar 2,5 milhões de barris por dia ao fornecimento de petróleo dentro de...

As receitas da Microsoft aumentam mais fortemente do que o esperado graças à Inteligência Artificial

Negócios de computação em nuvem e software Office da Microsoft Corp. impulsionaram um crescimento trimestral das receitas mais forte...

Refinaria de petróleo de Cabinda, em Angola, começará a operar em abril 2025, diz CEO da Gemcorp, citado pela Reuters

A refinaria de petróleo de Cabinda, em Angola, deve iniciar a produção em abril de 2025, concluindo a sua...