No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Eduardo dos Santos recebeu cumprimentos de despedida do vice-presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de membros do governo e do seu gabinete, e do governador da província de Luanda, Bento Bento.
No âmbito da visita, saliente-se, o ministro do Urbanismo e Construção, Fernando Fonseca, inaugurou nesta quinta-feira (8) no Dundo, uma casa protocolar do governo da província da Lunda Norte, erguida numa área de 2.500 metros quadrados.
A obra, orçada em cerca de dois milhões de dólares, foi construída de raiz e possui uma suite presidencial, áreas de serviços de apoio, entre outras.
A província da Lunda Norte, localizada no extremo nordeste de Angola, está limitada à Norte e à Leste com a República Democrática do Congo, à oeste com a Província de Malange e a sul com a província da Lunda Sul. Tem uma superfície de 103.760 Km2 e uma população estimada em 800 mil habitantes.
Nos últimos anos e fruto do empenho do Executivo os nove municípios da província, designadamente Chitato, Cambulo, Lucapa, Capenda Camulemba, Cuilo, Cuango, Lubalo, Xá Muteba e Caungula têm registado melhorias significativas no seu desenvolvimento socio-económico.
Entre as várias realizações destaque para a construção da nova centralidade do Dundo, cuja primeira fase encontra-se em fase de conclusão, e o projecto Agro-pecuário da Cacanda, já concluído.
A reabilitação do Aeroporto do Dundo, cujas obras tiveram início recentemente e terminam em Junho deste ano, assim como a instalação da Universidade Lueji A’NKonde, com as faculdades de direito e economia, que arrancaram o ano passado, da Escola Superior Pedagógica, que já formou mais de 500 bacharéis e agora está a licenciar quadros, são outros projectos em prol da melhoria de vida da população local.
Ainda no domínio da educação, está para breve o começo das aulas na escola superior politécnica da Lunda Norte, localizada no município do Cuango.
A província tem como actividade de destaque a produção diamantífera, mas dá sinais de recuperação do sector agro-pecuário.
Fonte: Angop