Um atentado suicida atribuído ao grupo Boko Haramprovocou a morte de dezenas de pessoas na cidade de Maiduguri, antigo bastião dos jihadistas no nordeste da Nigéria.
A acção que segundo polícia e autoridades médicas teria provocado entre 13 e mais de 30 vítimas, visou a zona mais frequentada de um matadouro, situado num mercado de gado local.
Trata-se do segundo atentado na cidade nos últimos dias depois de um ataque suicida contra uma mesquita ter provocado mais de uma dezena de mortos no sábado.
Os atentados ocorrem num momento em que o novo presidente do país, Muhammadu Buhari, pretende transferir o centro das operações contra o grupo jihadista de Abuja para Maiduguri.
Num vídeo divulgado ontem o agora rebaptizado “Estado Islâmico na África Ocidental” rejeita ter sido vencido depois das derrotas dos últimos meses face à coligação militar africana que combate o grupo no nordeste do país. O líder dos jihadistas tinha anunciado há meses a aliança do grupo à “esfera” do auto-denominado Estado Islâmico. (euronews.com)