Angola prevê investir cerca de 500 biliões de kwanzas ( USD 5 biliões) na implementação dos vários programas do domínio de água para o período de 2013 à 2017, disse hoje, segunda-feira, o secretário de Estado das Águas, Luís Felipe da Silva.
Luís Filipe da Silva deu essa informação durante o 7º Fórum Mundial da Água (WWF), que se realiza nas cidades Sul-coreanas de Daegu e Gyeongju, de 12 a 17 do corrente mês.
Durante a sua intervenção na plenária, o secretário de Estado disse que as preocupações relacionadas com a água constituem uma parte importante da agenda do Governo que atribui transcendente importância à promoção da qualidade de vida das populações, nos centros urbanos, nas zonas rurais bem como também na preservação da água e do seu uso sustentável.
O secretário de Estado disse que Angola irá defender soluções para evitar a escassez de água, segurança da água e outros problemas relacionados.
A Coreia do Sul organiza pela primeira vez a maior reunião mundial sobre a água que este ano conta com a participação de 1.800 líderes políticos, empresariais e activistas ambientais.
Angola participa neste evento com uma delegação do Ministério da Energia e Águas chefiada pelo secretário de Estado, Luís Felipe da Silva, integrada pelo Director Nacional de Águas, Eng. Lucrécio Costa e pelo Eng. Kiala Pierre, Director do Gabinete de Intercâmbio Internacional.
Participam ainda no referido fórum o embaixador de Angola na Coreia do Sul Albino Malungo, o Ministro Conselheiro, Jacinto Rangel Neto e outros diplomatas da Missão Diplomática neste país asiático. (portalangop.co.ao)