O secretário de Estado para as Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, considerou nesta quarta-feira, em Buenos Aires, Argentina, que este país é um parceiro ideal e influente para Angola, tendo em conta o seu potencial em matéria agrícola.
Manuel Augusto fez esta consideração no termo da visita de trabalho de três dias que efectuou a Argentina, a convite das autoridades locais, com vista a criação de condições para a realização da II Reunião da Comissão Bilateral entre os dois países.
Durante a sua permanência no país sul-americano, o diplomata manteve um encontro com o Vice-ministro das Relações Exteriores e Culto da Argentina, Eduardo Zuain, com quem abordou questões atinentes à reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas e o papel de Angola como membro não permanente dessa organização.
No encontro, as duas personalidades analisaram ainda o estado dos acordos de cooperação bilateral em matéria de tecnologia agropecuária, práticas agrícolas e formação de quadros, bem aspectos ligados ao desenvolvimento da indústria em Angola.
O responsável angolano reuniu-se também com os secretários de Estado argentino para a Coordenação Político Institucional e de Emergência Agrícola, Javier Rodriguez, e da Agricultura, Pecuária e Pescas, Gabriel Delgado.
No decurso da conversa, foi realçada a possibilidade do envio de uma missão de técnicos argentinos a Angola, para identificar e estabelecer um diagnóstico relativo às necessidades do país e partilhar experiências técnico-científicas em áreas previamente identificadas.
Na ocasião, Manuel Augusto disse que Angola precisa da experiência da Argentina para a preservação e defesa da sua fauna marinha, tendo em conta a grande extensão da costa angolana, para evitar a depredação dos recursos.
Integraram a delegação angolana, os directores do Mirex para América, Francisco Cruz, dos Assuntos Jurídicos, André Salvador, do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), Alfredo Dombe, e outros responsáveis ligados ao sector da comunicação social. (portalangop.co.ao)